NOTÍCIAS

Cultura | 12.07.12 - 11h11

Moradores da RPA 2 elegem obras prioritárias e delegados do OP 2012

743 moradores se cadastraram e tiveram o direito participar da primeira plenária do 3º Ciclo do OP 2012. Foto: Clélio Tomaz

A noite desta quarta-feira (11) foi de eleição na Microrregião (MR) 2.1 da Região Política Administrativa (RPA) 2, onde 743 moradores se cadastraram e tiveram o direito participar da primeira plenária do 3º Ciclo do Orçamento Participativo 2012. Através do processo, foram eleitas as obras prioritárias para os bairros de Campina do Barreto, Arruda, Rosarinho, Encruzilhada, Campo Grande, Hipódromo, Peixinhos, Ponto de Parada e Torreão, bem como os delegados – moradores que farão parte das comissões de acompanhamento de obras.

Através do voto direto, a população escolheu as 10 obras mais importantes que deverão entrar em execução em 2013. São ações nas áreas de pavimentação e drenagem, contenção de encostas de morros, educação, lazer e esportes, saúde, cultura, assistência social, saneamento básico, trabalho e renda.

O secretário do O.P, Augusto Miranda, abriu a reunião fazendo um balanço das obras conquistadas pela participação popular desde o ano de 2009 até agora. Foram 4.288 obras e cerca de R$ 570 milhões investidos em obras decididas com a participação de 365 mil pessoas. Em todo o Recife, só em moradias, foram entregues 3.500 novas unidades habitacionais. Até o final deste ano o prefeito João da Costa deverá completar a entrega de cinco mil novas residências.  “Todas as ações começam com uma lista das obras e um orçamento. Só que aqui quem decide é vocês. A gente faz tudo junto, o orçamento, as ações, e vocês é que fiscalizam”, falou Miranda.

João Antonio da Cruz, o Zezinho da Cruz, há 10 anos acompanha as obras do O.P como delegado. Ele se candidatou mais uma vez ao posto e diz que faz muita diferença poder decidir e acompanhar de perto o trabalho da Prefeitura na comunidade. “Já conquistamos um residencial, uma Academia da Cidade, e outra academia está sendo construída, fora as ruas que foram pavimentadas. Temos que continuar lutando e participando”, disse Zezinho enquanto pedia o voto dos moradores como candidato a delegado do O.P. O mesmo discurso foi adotado por Isabel Cristina, moradora do Jacarezinho e também candidata a delegada. “Aqui no O.P nosso voto é respeitado”.