Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Administração | 12.07.18 - 16h36

Prefeitura do Recife divulga o que abre e fecha nesta segunda (16), feriado de Nossa Senhora do Carmo

 

Nesta segunda-feira (16), o Recife comemora o dia da padroeira da cidade, Nossa senhora do Carmo. Neste dia, os serviços e órgãos da administração municipal não funcionarão, e voltarão a funcionar normalmente na terça-feira (17). Os equipamentos públicos mantidos pela Prefeitura do Recife, como museus e galerias estarão fechados. Mas o lazer está garantido a céu aberto, nos parques da cidade como o Dona Lindu, na Zona Sul. Outra opção de lazer para quem quiser aproveitar o fim de semana para passear, é o Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte, que está de portas abertas e com uma programação especial para a garotada, com diversas atividades da Ecoférias, promovida pela Prefeitura do Recife.

 

Confira abaixo em detalhes o que abre e fecha neste feriado:

 

EDIFÍCIO-SEDE - Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam na próxima segunda-feira (16). O serviço volta à rotina a partir da terça-feira (17), das 8h às 17h.

CULTURA – O feriadão começa ao som do frevo no Recife. Chega ao fim nesta sexta-feira (13), o Festival Nacional do Frevo, concurso musical realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. A grande celebração a um dos maiores símbolos da cultura pernambucana começa às 19h, no Teatro de Santa Isabel. O evento contará com a apresentação dos 12 finalistas, da orquestra do célebre maestro Edson Rodrigues e do Balé Popular do Recife. Para retirar o ingresso na bilheteria do teatro e entrar na torcida, basta chegar uma hora antes do início da apresentação.

Também nesta sexta-feira, a Hora do Frevo, programa que leva apresentações musicais na hora do almoço para o Paço do Frevo, estreitando relações entre o gênero e outros ritmos, receberá Breno Lira e Banda em homenagem ao Dia Mundial do Rock. O evento será gratuito e começa às 12h.

No sábado (14), o Paço recebe o palhaço Marimbondo, que estrela um espetáculo circense, com abertura da Palhaça Vareta. A programação começa às 16h e o custo está embutido no valor da entrada no Paço. Mais informações: 3355-9500.

O Museu da Cidade do Recife promove uma Oficina de Origami neste sábado, convidando a criançada para aproveitar as férias e o fim de semana no museu. A partir das 15h, Rayza Bazante ensina a fazer barcos, chapéus, animais marinhos e outras dobraduras. Depois, os pequenos ainda podem aprender sobre a história da cidade e do forte, visitando a exposição Cinco Pontas. Podem também participar do jogo O Forte e o Tempo, das 9h às 17h, para construir seu próprio forte. A entrada é gratuita. Informações: 3355-9558 ou 3355-9540.

No Museu Murillo La Greca, também gerido pela Prefeitura do Recife, o sábado (14) será verde. O jardim do equipamento receberá, das 9h às 12h, a intervenção Muda Tudo, para plantar nas cabeças e corações recifenses ideias e práticas ecológicas. Na ocasião, a horta do museu ganhará mudas de árvores frutíferas, além de plantas comestíveis e medicinais, tudo orgânico. Durante o evento, haverá ainda troca de sementes e mudas, roda de conversa, lanche e música. O público também poderá visitar a exposição fotográfica Elo, de Calé Azad, com 16 imagens retratando o abraço em situações do dia a dia e as diferentes reações provocadas pelo afeto. Aos sábados, o museu funciona das 15h às 18h, com entrada grátis. Informações: 3355-3128 e 3355-3129.

Na segunda-feira (16), feriado municipal de Nossa Senhora do Carmo, os equipamentos públicos mantidos pela Prefeitura do Recife, como museus e galerias estarão fechados. Mas o lazer está garantido a céu aberto, nos parques da cidade. O Dona Lindu, na Zona Sul, abre das 7h30 às 21h30. Na Zona Norte, o Sítio Trindade funciona das 5h às 19h.

SAÚDE – Na segunda-feira (16), feriado municipal de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, reabrindo normalmente na terça-feira (17).  

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando.

A vacinação antirrábica, realizada na Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriadão, com demanda espontânea. A Policlínica Lessa de Andrade (Madalena)  funcionará na segunda-feira (16) das 8h às 12h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funcionará normalmente. 

EDUCAÇÃO – As escolas e creches municipais estarão fechadas devido ao recesso escolar, que irá durar até o dia 25 deste mês.

COMPAZ E BIBLIOTECAS -Tanto os Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), quanto o Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) e as Bibliotecas Populares de Afogados Jornalista Ronildo Leite e a de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes estarão fechados nesta segunda-feira (16). As Bibliotecas Populares de Afogados e Casa Amarela também não funcionarão devido ao feriado de Nossa Senhora do Carmo. Os equipamentos retomam as atividades normalmente na terça-feira (17).

MERCADOS E FEIRAS – Em virtude do feriado de Nossa Senhora do Carmo, a Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que os mercados públicos e Feiras Novas funcionam com horário especial na segunda (16), das 6h às 13h. No sábado e domingo, no entanto, abrem normalmente, das 6h às 18h e 6h às 13h, respectivamente. 

TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos nesta segunda-feira (16), em virtude do feriado de Nossa Senhora do Carmo. Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800-081-1078. A sede da Autarquia fica na Rua Frei Cassimiro, 91, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na terça-feira (17), a partir das 8h até as 13h.

TURISMO E LAZER – Nesta segunda-feira (16), os recifenses comemoram o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo. Devido ao feriado municipal, as 18 unidades da Academia Recife não funcionarão. As atividades serão retomadas normalmente na terça-feira (17), com aulas das 5h30 às 9h30 e das 17h30 às 21h e inscrições das 8h às 18h. 

ESPORTES - O  programas realizados pela da Secretaria Executiva de Esportes não funcionam na próxima segunda-feira (16), retornando à normalidade a partir da terça-feira (17).

CENTRO DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE - O Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, e as unidades que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e no Shopping Rio Mar estarão fechadas no feriado da próxima segunda-feira(16), dia consagrado à Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife. Informações referentes a tributos municipais do Recife podem ser obtidas no Portal de Finanças no endereço portalfinancas.recife.pe.gov.br

EMPREENDEDORISMO - As Salas do Empreendedor que funcionam no andar térreo da PCR, no Centro Público de Casa Amarela, no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna fecham na segunda-feira (16) e reabrem na terça (17).

EMPREGO - As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Soledade e Bairro do Recife fecham na segunda-feira (16) e reabrem na terça (17).

ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES - As escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife fecham na segunda-feira (16) e reabrem na terça (17).

PROCON RECIFE - A sede e os postos avançados do Procon Recife no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna fecham na segunda-feira (16) e reabrem na terça (17).

MEIO AMBIENTE - Nesta segunda-feira (16), feriado municipal, o Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte, está de portas abertas e com uma programação especial para a garotada. A Ecoférias, promovida pela Prefeitura do Recife, oferece atividades gratuitas o dia todo, das 09h às 17h. São trilhas ambientais; saraus; oficinas, histórias cantaroladas e muito mais. As inscrições são feitas no local meia hora antes das atividades do turno da manhã e da tarde. Os responsáveis precisam acompanhar as crianças durante as práticas.

O Jardim do Baobá, no bairro das Graças, além de ser um cartão postal do Recife, é outra opção de lazer e contemplação da natureza para todos. Quanto ao Jardim Botânico, no Curado, ele fica fechado para o público, pois esse é o dia da semana dedicado à manutenção do espaço.

HOSPITAL VETERINÁRIO - O Hospital Veterinário do Recife estará fechado na próxima segunda-feira (16). Os atendimentos e marcações de consultas voltam a funcionar na terça-feira (17).

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Não funcionarão, durante o feriadão, os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente.

Profissionais da assistência social da PCR estarão envolvidos, a partir desta sexta-feira (13), em atividades de sensibilização para alertar a população sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes de exploração pelo trabalho infantil na 322ª Festa de Nossa Senhora do Carmo, na Basílica do Carmo, no Centro do Recife. Até a segunda-feira (16), equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) do Recife vão sensibilizar a população sobre a importância de garantir os direitos das crianças e adolescentes, protegendo-os de exploração pelo trabalho infantil e outras violações de direitos que poderão ser identificadas durante as festividades da copadroeira da capital pernambucana.

A ação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do Recife (Peti) inclui distribuição de panfletos, abanadores, lixeirinhas para carro e garrafinhas de água com a marca da campanha de enfrentamento ao trabalho infantil no Recife, com a frase “Trabalho infantil não é brincadeira".

DIREITOS HUMANOS - O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados neste feriadão. Já o Projeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem nas manhãs de sexta-feira (13), sábado (14), domingo (15) e também no feriado da segunda-feira (16). De sexta a domingo a ação acontece das 8h às 13h, enquanto na segunda o banho de mar assistido vai até 12h. As cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar ficam na altura da Rua Bruno Veloso, no posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.

MULHER – Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados durante o feriado de Nossa Senhora do Carmo. No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107.