NOTÍCIAS

Cultura | 12.10.13 - 17h30

Primeiro ciclo de atividades marca reinício das atividades do Centro Público Comunitário de Caranguejo Tabaiares

Após seis meses de reforma, o Centro Público de Economia Popular e Solidária, da Comunidade Caranguejo Tabaiares (Ilha do Retiro), voltou a funcionar. Para marcar a reabertura do centro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, coordenadora do espaço, ofereceu palestras, oficinas e cursos de curta duração com foco no empreendedorismo. Ontem (11), a noite foi de celebração pelas turmas que encerraram este primeiro ciclo de atividades da Jornada Caranguejo Tabaiares.

Parceiros da Prefeitura do Recife nesta iniciativa estão o Sebrae e a Fecomercio, que juntos, durante três dias, deram início as novas atividades que passarão a ser oferecidas no Centro Comunitário. Antes da entrega dos certificados, o secretário executivo de Articulação Social, Wellington Batista, lembrou da importância do trabalho em equipe para que as atividades fossem trazidas de volta ao novo centro. “A nossa missão era fazer com que o centro voltasse a funcionar. Toda nossa equipe se empenhou para que este dia chegasse. É com alegria que entregamos esse equipamento à comunidade com atividades que esperamos fazer a diferença na vida das pessoas”, disse Wellington.  

A comunidade foi primordial na escolha das atividades que passarão a ser oferecidas no Centro Comunitário a partir de agora. A equipe da secretaria consultou 101 empreendimentos e empreendedores de Caranguejo Tabaiares com aplicação de entrevistas e realização de oficina com as lideranças locais. O produto dessa escuta ajudou a definir as estratégias e prioridades para as ações do centro que passam a ter uma agenda permanente devendo ser extensiva aos moradores de bairros vizinhos, como Afogados e Mustardinha.

Identificação de oportunidades de negócios, qualidade no atendimento e controle de gastos foram alguns dos temas abordados nos encontros que tiveram o intuito de incentivar a geração de renda por meio do próprio negócio, com orientação e planejamento. Durante a Jornada Caranguejo Tabaiares, a população também teve acesso ao serviço de Crédito Produtivo e de formalização como Microempreendedor Individual.

Moradora da comunidade há 40 anos, Cleonice Silva fez parte da luta para a construção do centro e, agora, participou dos cursos que marcaram o retorno das atividades do equipamento público. “Estamos vendo o resultado dos nossos esforços acontecer de verdade. Só tenho que agradecer a todos. Espero que os membros da nossa comunidade continuem participando e que chamem outras pessoas. Isso aqui é para nós utilizarmos e zelarmos. Sem a nossa participação o centro, que é para nosso benefício, não vai funcionar. Esses cursos foram muito bons, o de gastronomia foi maravilhoso, apesar de ter acontecido em apenas três dias” comentou.

Continuação da Jornada – A programação da Jornada Caranguejo Tabaiares continua nas próximas semanas. De 14 a 18 o curso oferecido é de boas práticas de manipulação de alimentos. São 15 vagas por dia, sempre das 18h às 21h. Até o início de novembro estão confirmados os cursos de preparação de sanduíches quentes e frios, qualidade no atendimento e a oficina de doces e salgados. Todas as atividades oferecidas são gratuitas.