img_alt Controladoria Geral do Município - CGM

NOTÍCIAS

Controladoria | 12.11.18 - 19h37

Prefeitura do Recife lança Portal para servidores realizarem consultas relacionadas ao controle interno

img_alt

Sistema reúne as principais dúvidas relativas à correta gestão dos recursos públicos do município. (Foto: Inaldo Lins/PCR)



A Prefeitura do Recife, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), lançou nesta segunda-feira (12) o CGMOrienta, ferramenta Web, desenvolvida pela equipe da pasta, que permite ao servidor municipal obter informações e formular consultas relacionadas ao controle interno do município. O CGMOrienta reúne as principais dúvidas relativas à correta gestão dos recursos públicos de acordo com as normas e orientações vigentes. O lançamento aconteceu, no auditório Capiba, localizado no 15° andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife e contou com a presença do controlador Rafael Figueiredo, que explicou a importância da ferramenta no dia a dia dos servidores da prefeitura.

Rafael Figueiredo destacou que a ideia é proporcionar ao servidor um acesso facilitado às orientações e procedimentos relativos ao controle interno municipal, congregando um banco de informações compiladas. "A nova ferramenta vai permitir ainda a formulação de consultas específicas sobre atos e procedimentos de cada órgão, a partir de um sistema de protocolo virtual ou eletrônico das solicitações encaminhadas, que serão distribuídas e respondidas pelos servidores da CGM",  ressaltou.

O CGMOrienta vai permitir um controle mais efetivo dos atos e procedimentos da administração pública municipal, em conformidade com as normas e os princípios administrativos. " O sistema vai orientar preventivamente e recomendará eventuais correções que se fizerem necessárias no tocante à execução contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Município", explicou Rafael Figueiredo.

Como funciona - O acesso ao CGMOrienta deve ser feito no site cgmorienta.recife.pe.gov.br. O usuário cadastrado receberá e-mail para definir a senha de acesso ao sistema e esse procedimento deverá ser realizado em até 24h contadas a partir do recebimento do e-mail.

As perguntas enviadas pelo sistema são respondidas pela Gerência Geral de Controle da Regularidade, Orientações e Normas (GGCRON) e as mais recorrentes farão parte do banco de perguntas frequentes. Apenas poderão formular perguntas através do Sistema CGMOrienta os usuários devidamente cadastrados pela GGCRON, mediante solicitação do secretário ou dirigente máximo do órgão. O servidor pode entrar em contato com a GGCRON para obter mais informações pelo telefone (081) 3355-9011.

Vale ressaltar que as respostas presentes no sistema têm o objetivo de orientar o usuário quanto à normatização vigente da matéria questionada, não tendo o intuito de proferir decisões ou prestar consultoria/assessoria jurídica, visto que tal atribuição é de competência da Procuradoria Geral do Município do Recife, conforme o art. 9º da Lei Municipal nº 17.108/2005.