NOTÍCIAS

Cultura | 12.12.14 - 10h56

Concluintes dos cursos de tecnologia das Utecs recebem certificados

Em 2014, 6.500 pessoas fizeram os cursos de editores de texto e apresentação, editores de planilhas eletrônicas, internet e redes sociais, além de introdução à robótica. (Foto: Cortesia)

Os concluintes dos cursos de tecnologia oferecidos nas Unidades de Tecnologia na Educação (Utec) da Secretaria de Educação do Recife receberam os certificados neste quinta-feira (11), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Este ano, mais de 6.500 pessoas fizeram os cursos gratuitos de editores de texto e apresentação, editores de planilhas eletrônicas, internet e redes sociais, além de introdução à robótica - este último foi a grande novidade do ano. As aulas ocorreram nas 14 Utecs da Rede Municipal de Ensino do Recife.

O curso de robótica foi destinado aos estudantes do 6º ao 9º ano da Rede Municipal, enquanto os demais foram abertos ao público. Participaram pessoas de 14 a 90 anos. Aluno do 8º ano, Igor da Silva participou das aulas de introdução à robótica e disse que não apenas aprendeu a programar robôs. "Adorei as aulas de robótica. Foi uma novidade para mim. Fiz amigos e aprendi a respeitar meus colegas”, avaliou.

O secretário-executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz, já está pensando nos novos cursos a serem ofertados em 2015, para possibilitar o retorno de muitas pessoas que participaram das aulas em 2014. "Vamos ver o que está chegando de novo para levarmos para as Utecs no próximo ano. No dia de hoje, resumimos o resultado de 200 dias de trabalho das Utecs durante o ano. E esses trabalhos foram feitos diretamente com a comunidade. O sentimento é de realização", conta o professor Francisco.

Através de uma parceria entre as Secretaria Municipais de Educação e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, 40 idosos também tiveram a oportunidade de participar dos cursos de informática nas Utecs. Batizado de Navegar é preciso, o projeto tem o objetivo de promover a inclusão digital de quem tem mais de 60 anos. "Hoje foi um dia emblemático. Quarenta idosos saíram de um mundo sem tecnologia para um mundo virtual. O projeto Navegar é preciso foi criado para que os idosos entrem nesse mundo tecnológico e consigam interagir com a juventude", afirma Alexandre Nápoles, gerente-geral de Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Segundo ele, foram pensados vários formatos para que os idosos pudessem dialogar com a sociedade e se aproximar dos jovens.