Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 12.12.16 - 15h22

Oficinas de Sanfona e Baião no Aniversário do “Véio Lua”

img_alt

Ações gratuitas fazem parte das comemorações do Memorial Luiz Gonzaga (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Se estivesse vivo, nesta terça (13) o Mestre Luiz Gonzaga completaria 104 anos.  Para celebrar a data, o Memorial Luiz Gonzaga, equipamento da Prefeitura do Recife ligado à Fundação de Cultura Cidade do Recife, preparou uma programação que vai além das homenagens: preza, também, pela formação. Estão sendo oferecidas duas oficinas “O Fole Roncou - Noções Básicas de Acordeom” e “Do Baião de Repente, ao Baião de Gonzaga”.

Para participar os interessados devem entrar em contato com o Memorial, através do email: educativo.mlg@gmail.com informando o nome completo e o telefone. As aulas serão a partir do dia 14 de dezembro.

Sobre as oficinas 

O Fole Roncou - Noções Básicas de Acordeom - oficina de apreciação musical, tendo o acordeom (sanfona de 120 baixos), como o instrumento de estudo. Será uma mostra do conteúdo introdutório sobre a sanfona, buscando aproximar e estimular os admiradores e curiosos da sanfona, instrumento que marca a identidade sonora do Nordeste.

Do Baião de Repente, ao Baião de Gonzaga - oficina que aborda a influência do trovadorismo, e a linguagem poética do repente, na obra de Gonzaga.

Nos dias 12 e 13 acontecerão visitas guiadas, exibição de  filmes e audição de músicas nas gravações originais feitas pelo “Véio Lua”, na sede do Memorial que fica na casa 35, do Pátio de São Pedro, no Centro do Recife. Informações: 3355.3454