NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 12.12.22 - 20h51

Prefeitura do Recife forma 2.000 pessoas em cursos profissionalizantes

img_alt

Através do Programa Qualifica Recife, 2.000 recifenses receberam seus certificados em 70 cursos nesta segunda-feira (12). Iniciativa acontece também em parceria com o Governo do Estado e o Senac. (Foto: Alessandro Potter/PCR)

 

O futuro se constrói com oportunidades. Nesta segunda-feira (12), cerca de 2 mil alunos das 17 Escolas Profissionalizantes do Recife receberam os seus certificados de formação, em cerimônia no Geraldão, com a presença do prefeito João Campos. Os cursos foram oferecidos através do programa Qualifica Recife, promovido pela Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, em parceria com o Governo do Estado e o Senac. Auxiliar de cozinha, garçom, cabeleireiro, cuidador de idosos, maquiagem, libras, foram alguns dos cursos oferecidos.

 

“Hoje é um dia para gente comemorar a formação de vocês. Estamos com 2 mil formandos nos cursos de qualificação da Prefeitura do Recife, na rede de escolas profissionalizantes, que poucos municípios têm. São 17 escolas com uma potência que a gente tem que saber utilizar. Esse número ainda não é suficiente, temos um desafio pela frente. A gente sabe que existe necessidade. No próximo semestre, a gente quer entregar certificados para 5 mil pessoas da nossa cidade, tendo em vista a capacidade que pode ser aumentada”, declarou o prefeito João Campos. “Que vocês daqui para frente possam continuar teimando. Quando você teima, no bom sentido, você consegue as coisas. Continuem de cabeça erguida, lutando. Tudo na vida passa. O tempo bom passa, mas o tempo difícil também. Contem comigo e com a Prefeitura do Recife”, acrescentou o gestor.

 

Realizados pela Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional e ministrados nas 17 Escolas Profissionalizantes da Prefeitura, instaladas em vários bairros, o Qualifica Recife ofertou cerca de 70 cursos em 2022. Dentre eles, auxiliar administrativo, serralheria e solda elétrica, padeiro, garçom, liderança e gestão de equipe, cuidador de idosos, inglês, jardinagem e paisagismo, copeiro, gestão de negócios, auxiliar de logística, corte e costura, encanador, design de sobrancelhas, massagem estética e muitos outros. Alguns cursos contaram com o apoio do Senac e Governo de Pernambuco, por meio de acordo de cooperação com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação (STEQ) de Pernambuco. A GO Recife, plataforma da PCR para aproximar os cidadãos das oportunidades de emprego e qualificação, participou do processo ofertando as inscrições para os cursos.

 

Para a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, Adynara Gonçalves, os cursos são fundamentais para ajudar a qualificar a mão de obra dos recifenses para o mercado de trabalho, que cada dia está mais exigente, e gerar renda. "O futuro se constrói com oportunidades. Além da qualificação, disponibilizamos ferramentas para encaminhar nossos alunos ao mercado de trabalho", ressalta Adynara. Além de apresentações culturais, exibição de vídeo e palestra sobre empreendedorismo e mercado de trabalho, a cerimônia sorteou com os concluintes bicicletas, smartphones, brinquedos, cestas e outros brindes.

 

Com parte da vida dedicada a ser cobradora de ônibus, Paula da Silva, 46 anos, resolveu escrever um novo roteiro para si mesma: ser autônoma e iniciar os estudos como auxiliar administrativa, no Qualifica Recife. O sonho dela é conseguir um novo emprego em 2023. “Finalizei um curso e já quero fazer outros. Agora, a vontade é de fazer o de computação, para me aperfeiçoar na área”, compartilhou.  Aos 18 anos, Gabriel de Souza ouviu o conselho da tia, que já foi aluna do Qualifica Recife, para também ingressar na capacitação. “Escolhi o curso de auxiliar administrativo e olhe, eu aprendi muito. O curso me encorajou tantas coisas que eu pensava que sabia e quando eu vi, eu aprendi coisas diferentes e muito mais. Serviu demais para mim. Vou levar para vida, seja para trabalhar em uma empresa, ou abrir meu próprio negócio”, contou.