Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 12.12.22 - 20h44

Secretaria de Saúde do Recife tem trabalho premiado em mostra do Ministério da Saúde

A produção do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Recife foi a primeira colocada no eixo temático de “Emergências em Saúde Pública”. 1ª Mostra de Vigilância em Saúde do Trabalhador do SUS aconteceu em Brasília, de 6 a 8 de dezembro

 

A 1ª Mostra de Vigilância em Saúde do Trabalhador do SUS, promovida pelo Ministério da Saúde, teve mais de 200 trabalhos inscritos e apenas sete receberam premiação. Entre eles, está o que foi produzido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Recife (Cerest Regional Recife), ligado à Secretaria de Saúde (Sesau) do município. A apresentação da experiência exitosa foi feita na última quinta-feira (8), durante o 10º Encontro Nacional da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (10º Renastão), que ocorreu em Brasília, de 6 a 8 de dezembro.

 

Intitulada “O diálogo interinstitucional em ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador no enfrentamento do Sars-cov-2 na abrangência do Cerest Regional Recife”, a produção foi a primeira colocada no eixo temático de “Emergências em Saúde Pública” - que reúne experiências voltadas para as boas práticas em saúde do trabalhador para resposta, alerta, investigação e monitoramento de emergências em saúde pública. O trabalho recifense fala especificamente de uma articulação realizada com o Ministério Público do Trabalho (MPT) da 6ª Região para atuar nas denúncias de empresas que não vêm cumprindo os protocolos de covid-19 vigentes no estado. 

 

Para que a Vigilância em Saúde do Trabalhador possa acontecer nos territórios é necessário que haja ações intersetoriais e interinstitucionais que viabilizem a atuação do Cerest. “A partir das denúncias repassadas pelo MPT 6ª Região, visitamos os locais e averiguamos a situação das empresas. A depender do que for encontrado, solicitamos o envio de documentações, deixamos um termo de recomendação e enviamos ao MPT um relatório daquela visita. Em cima disso, o órgão toma as devidas providências e, caso a empresa não se adeque às orientações, ela responde pelos danos causados aos trabalhadores”, explica a gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Recife, Cybelle dos Santos, que realizou a apresentação do trabalho.

 

A 1ª Mostra de Vigilância em Saúde do Trabalhador do SUS é promovida pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo dar visibilidade, reconhecer e promover iniciativas locais, municipais e regionais que tenham como foco principal o tema da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat). O evento também surge como uma oportunidade para estimular e compartilhar o conhecimento das práticas desenvolvidas em todo o País. Além do eixo temático de “Emergências em Saúde Pública”, também estavam as categorias: “Vigilância Epidemiológica em Saúde do Trabalhador”; “Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho”; “Participação comunitária e Controle Social em Saúde”; “Educação, Comunicação e Informação em Saúde”; “Vigilância Popular em Saúde do Trabalhador”; “Apoio Matricial em Vigilância em Saúde do Trabalhador”. 

 

ATUAÇÃO – O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Recife (Cerest Regional Recife) promove ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras por meio da prevenção e vigilância. O Centro, que tem atuação metropolitana, capacita e orienta profissionais para identificar e atuar nas situações de riscos à saúde relacionadas ao trabalho.