Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Carnaval | 13.02.20 - 14h32

Prefeitura do Recife convoca Gretchen para a campanha de combate ao assédio durante o Carnaval 2020

img_alt

Pequeno Manual Prático de Como Não Ser um Babaca no Carnaval ganha versão "Conga la Conga" para combater o machismo e evitar situações como beijo forçado e assédio verbal. (Foto: Cortesia)

 

"Lança tua braba, mulher, e faz o que quiser" é o recado que Gretchen, a rainha da Internet e do rebolado, traz para o Carnaval do Recife. A gíria "lança tua braba", que saiu das ruas e ganhou as redes, pode se traduzir em "mostra tua atitude". A cantora é a protagonista da quinta edição do Pequeno Manual Prático de Como Não Ser um Babaca no Carnaval, a campanha da Prefeitura do Recife (PCR) voltada para o combate ao assédio contra as mulheres nos dias de folia. A versão "Conga la Conga" do guia chega, primeiro, em formato de videoclipe e foi lançada, nas redes sociais da PCR, nesta quinta-feira (13). A ação é assinada pelo Gabinete de Imprensa, por meio da Presença Digital, em parceria com as Secretarias da Mulher e Turismo e Lazer.

O manual deste ano ressalta a diversidade da cultura recifense, permeada pelo brega-funk e suas expressões, pelo ritmo frenético de Gretchen e sua persona. O propósito é combater o machismo em todas as suas formas e garantir o direito das mulheres de curtirem o Carnaval, reforçando que o consentimento é a medida da diversão e engajando a sociedade no enfrentamento à violência de gênero. Situações como o beijo forçado, a puxada de braço e o assédio verbal são alguns dos pontos lembrados, pelo manual, como violência e até crimes de importunação sexual. Garantida pela Prefeitura do Recife durante todo o ano, a rede de serviços de enfrentamento à violência de gênero também é destaque na campanha.

"Reforçar o combate aos mais diversos tipos de violência contra a mulher é uma ação contínua da Secretaria da Mulher do Recife nas grandes festas. Este ano, nossa ideia é expandir ainda mais essa mensagem, engajar a sociedade e fazer um carnaval cada vez mais seguro para as mulheres", comentou a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa.

A criação da campanha contou com uma equipe predominantemente feminina. Na execução do videoclipe, as mulheres dominaram o elenco, a direção, a fotografia, a produção, a coreografia, a maquiagem e o figurino. "A mensagem fica muito mais poderosa quando feita por quem enfrenta o assédio. Por isso, a presença de Gretchen faz todo sentido nessa campanha. Importa muito ela ser a 'rainha da Internet, isso ajuda no alcance. Mas a história dela, as reviravoltas que Gretchen deu na vida é que dão força e propriedade à campanha. É um testemunho de uma mulher que conseguiu vencer a violência e leva isso para sua luta", observa a gerente geral de Presença Digital da PCR, Ana Braga. 

Além das versões impressa (para distribuição na Central do Carnaval) e digital (para compartilhamento em redes sociais), o manual conta com videoclipe, spot para rádio, conteúdo para WhatsApp, gifs e memes. Conhecido internacionalmente, o Pequeno Manual de Como Não Ser um Babaca no Carnaval faz parte ainda dos Kits do Folião, entregues pela Secretaria municipal de Turismo e Lazer aos turistas que chegarão para a folia de Momo.

 Para acompanhar:

@prefeiturarecife (Instagram)

@prefrecife (Twitter)

@prefeituradorecife (Facebook)

@carnavalrecife (Instagram e Twitter)

@carnavaldorecifeoficial (Facebook)