Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 13.02.20 - 19h18

Recife abre unidades de saúde para Dia D de vacinação contra sarampo, neste sábado (15)

img_alt

Esta fase da campanha acontecerá até o dia 13 de março, com foco em crianças e jovens de 5 a 19 anos que não têm esquema vacinal completo. (Foto: Ikamahã/SesauPCR)

 

Cerca de 150 unidades de saúde da Prefeitura do Recife abrirão as portas neste sábado (15), Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Das 8h às 17h, será feita a imunização de crianças e jovens de 5 a 19 anos, público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde (MS) para esta nova fase da campanha, iniciada em 2019. A lista das unidades de saúde com salas de vacinação abertas neste sábado está disponível aqui.

A campanha é seletiva, ou seja, só precisa tomar a vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) quem nunca tomou ou não tenha comprovação de ter completado o esquema vacinal recomendado, seja na infância ou em outro momento da vida. Para essas faixa etária de até 19 anos, são necessárias duas doses da tríplice, com um intervalo de 30 dias entre elas. A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife estima que haja em torno de dez mil pessoas com 5 a 19 anos não vacinadas contra o sarampo.

Esta fase da campanha vai até o dia 13 de março. Já a próxima etapa será realizada de 3 a 31 de agosto, com foco em adultos de 30 a 59 anos. No ano passado, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo focou nas crianças de 6 meses a 4 anos e, num segundo momento, nos jovens de 20 a 29 anos. Agora o MS priorizará a vacinação justamente nas crianças e jovens que não foram público-alvo da campanha do ano passado.

São consideradas vacinadas pessoas de 1 a 29 anos com duas doses da vacina; pessoas de 30 a 49 anos com uma dose e profissionais de saúde com duas doses da tríplice viral. Quem está com as doses em dia, já teve sarampo ou tem mais de 50 anos não precisa se preocupar. A vacinação contra o sarampo não precisa de reforço anual.

Para agilizar o atendimento, a Sesau pede que as pessoas levem a carteira de vacinação e o cartão do SUS, se tiverem. O Programa de Imunização do Recife vai aproveitar a ida das crianças e jovens aos postos para atualizar a caderneta de vacinação, aplicando outras imunizações necessárias.

No Calendário Nacional de Vacinação, a tríplice viral deve ser dada às crianças aos 12 e aos 15 meses. Desde o ano passado, o MS também recomendou a vacinação dos bebês de 6 a 11 meses (dose zero), antes do início do esquema oficial de imunização.

Em 2019, a Secretaria de Saúde do Recife cumpriu a meta de vacinar 95% dos bebês de até 15 meses. No total, o PNI Recife aplicou, em 2019, mais de 160 mil doses da vacina tríplice viral, que fica disponível, para quem precisa, durante todo o ano.

SARAMPO - O sarampo é uma doença infectocontagiosa e transmitida através de secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. Os sintomas começam a manifestar entre dez e doze dias depois do contágio e duram entre sete a dez dias, podendo levar a morte. A vacina contra o sarampo é eficaz na prevenção da doença.

“Depois de muito tempo sem registro de casos, o vírus do sarampo voltou a circular no Brasil nos últimos anos, com casos confirmados no Recife desde julho do ano passado. Isso é preocupante porque pode haver formas graves da doença, levando, inclusive, a óbito. Precisamos imunizar a população porque a vacina é a única maneira eficaz de evitar o sarampo”, enfatizou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, que é infectologista.

Confira aqui os endereços dos postos com salas de vacinação abertas neste sábado (15).