Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 13.02.24 - 16h59

Escolas de Samba desfilam cultura e tradição no Polo das Agremiações

img_alt

Nem as pancadas de chuva desanimaram o público que foi conferir o encontro. (Foto: Brenda Alcântara/PCR)

 

A noite da segunda-feira (12), no Polo das Agremiações, na Avenida Dantas Barreto, foi reservada ao desfile do grupo especial das escolas de samba do Carnaval do Recife. O grande público nas arquibancadas e nas laterais da avenida, no trecho entre a Rua Siqueira Campos e a Praça da Independência, enfrentou as pancadas de chuva, mas valeu o esforço, pois as escolas da elite do nosso Carnaval não decepcionaram em animação, beleza e cultura popular. 

Quem abriu o desfile foi a Estudantes de São José, que trouxe o tema “Vem Dançar!”, mostrando a evolução e a importância da dança ao longo da História e civilizações. Na sequência, entraram na pista a Limonil, com enredo em homenagem ao babalorixá Carlos Roberto da Silva, e a Gigante do Samba, campeã de 2023, que celebrou o escritor Ariano Suassuna, falecido em 2014, com o enredo “O Folclore do Sertão nos Palcos do Brasil”. Por fim, já na madrugada da terça-feira (13), veio a Galeria do Ritmo, vice-campeã do ano passado, trazendo o Mestre Salustiano no enredo “Vamos Descer o Morro Rabecando de Alegria”. 

“É difícil dizer qual a melhor, porque cada uma trouxe algo de especial, seja o samba mais animado, a bateria, as fantasias. Vamos aguardar a decisão dos jurados. Eu torço pela Gigante do Samba, porque  já desfilei por ela”, diz Ilka Maria dos Santos, ao lado de sua irmã e parceira de tantos carnavais, Irani Braz. 

A apuração das escolas ocorre na manhã da próxima quinta-feira (15), no Pátio de São Pedro. Ao todo, 218 agremiações desfilam no concurso, que está concedendo R$ 1,2 milhão em premiação para escolas de samba, blocos de pau e corda, tribos indígenas, troças, maracatus, clubes de bonecos, caboclinhos e ursos.

 

ASSUNTOS: