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Cultura | 13.03.12 - 12h26

Coordenadores pedagógicos dos anos iniciais participam de formação de Matemática

[caption id="attachment_14677" align="alignleft" width="334" caption="Neste módulo está sendo abordado o desenvolvimento da escrita numérica. Foto: Inaldo Menezes"][/caption]

Por Caio Dias

O Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, está sediando, nesta semana, mais um módulo da primeira formação 2012 em Matemática para coordenadores pedagógicos dos anos iniciais (1º e 2º ciclos) da Rede Municipal do Recife. A atividade, promovida pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem como proposta de trabalho “O Planejamento do Ensino e Temas Específicos nas Áreas de Língua Portuguesa e Matemática”.

A formação continuada tem como objetivo ampliar o fazer pedagógico e fortalecer a aprendizagem, através de ações de valorização do professor e do reconhecimento do contexto que o estudante traz para a sala de aula”, explica a gerente Geral de Aprendizagem dos Anos iniciais, da Seel, Mariza Augusta.

A equipe de Matemática, composta por mestres e doutores do Núcleo de Educação Matemática (NEMAT) da UFPE, traz para a formação discussões, debates e aplicações práticas de sala de aula acerca da compreensão dos estudantes sobre o componente curricular da formação.

Neste módulo está sendo abordado o desenvolvimento da escrita numérica. Através de textos e material estrutural (peças que representam o sistema de numeração, fichas coloridas, dinheiro chinês, entre outros) discute-se o sentido que as crianças constroem na interpretação dos números e das operações.

Para Arlinda Martins, coordenadora pedagógica da escola Josefina Marinho (RPA- 3), o encontro é válido para compreender melhor a lógica de raciocínio da criança e desenvolver estratégias para as aulas de Matemática. “É importante entender que, muitas vezes, o que a gente considera como ‘erro’ faz parte da forma de construção de sentido para aquele aluno, ou a lógica de como ele aprendeu as unidades, as dezenas e as centenas”, defendeu.

Confira o Calendário de atividades de março:

12 e 13/03 - Formação em Matemática para coordenadores pedagógicos

19 a 29/03 - Formação em Língua Portuguesa e Matemática para professores

Horário: 8h às 12h e13h30 às 17h30, de acordo com a carga horária do profissional na escola

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