NOTÍCIAS

Cultura | 13.03.12 - 13h57

Defesa Civil do Recife inicia ações educativas para o inverno

Dentro das ações da varredura nos morros da cidade, iniciadas, nesta terça-feira (13), pela Prefeitura do Recife, estão as ações informativas nas comunidades. O objetivo é orientar e sensibilizar a população que mora nas áreas que estão recebendo as atividades de limpeza, colocação de lonas, capinação, entre outras.
 
A conversa com os moradores acontece seguindo cronograma da Codecir. A primeira localidade a receber as ações de panfletagem é a comunidade Alto do Eucalipto, onde foi dado o ponta-pé inicial varredura. De porta em porta, equipes da Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir), secretarias de Saúde, Meio Ambiente e da URB abordam os moradores das casas, conversando e distribuindo cartilhas e folders. Estão sendo levadas à população orientações sobre práticas seguras nas áreas de risco, evitando, assim, ocorrências como deslizamentos de barreiras durante o período de chuvas.
 
Nas publicações distribuídas pelos agentes, estão o papel desempenhado pela Defesa Civil; orientações sobre a destinação correta da água utilizada na residência e do lixo; o que não plantar nas barreiras e o que fazer em caso de deslizamento de barreira. Também é fornecido o telefone da Codecir para atender ocorrências 0800.281.3400.
 
De acordo com a diretora de Desenvolvimento Social da Codecir, Patrícia Albuquerque, a comunidade desenvolve um papel importantíssimo no trabalho de prevenção junto à Defesa Civil. “Os moradores das áreas que sofrem com as chuvas de inverno são os protagonistas do nosso trabalho. Sem a ajuda deles não poderemos atuar de forma integral na prevenção de possíveis acidentes. A população zelando pelo o que é seu garante um bom resultado final”, reforça.
 
O morador da Rua Camboriú, no Alto do Eucalipto,  há 45 anos, Marcos Antônio Cândido, de 48 anos, disse que a comunidade recebe com alegria os técnicos da Prefeitura na localidade. “Com a  parceria ficamos mais pertinho dos funcionários da Codecir, informando os nossos desejos e preocupações com a chuva que vai chegar no inverno. Dessa forma, de porta em porta, com a panfletagem é possível evitar algum estrago na área”, destacou Cândido.