NOTÍCIAS

Cultura | 13.03.14 - 14h29

Orientadores de trânsito chegam à Boa Viagem

[caption id="attachment_44505" align="alignleft" width="680"] Serão 114 orientadores, que começam a trabalhar, na próxima segunda-feira (17), em seis grandes avenidas do bairro. (Foto: Ivanildo Francisco/PCR)[/caption]

As ruas do Recife vão ganhar mais orientadores de trânsito. A partir da segunda-feira (17), 114 orientadores de trânsito vão iniciar as atividades no bairro de Boa Viagem. A ação é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Eles atuarão nas avenidas Boa Viagem, Eng. Antônio de Góes, Conselheiro Aguiar, Eng. Domingos Ferreira, Herculano Bandeira e Visconde de Jequitinhonha, todas no bairro de Boa Viagem, Zona Sul da cidade.

Os orientadores estarão dispostos em 22 cruzamentos. Ao todo, nas seis avenidas que receberão a iniciativa, circulam cerca de 230 mil veículos por dia. Atualmente, 206 orientadores já trabalham nas avenidas Governador Agamenon Magalhães, Norte, Rui Barbosa, Rosa e Silva, Parnamirim, Recife e Mal. Mascarenhas de Morais.

Os profissionais terão o papel de orientar motoristas e pedestres, no intuito de evitar a retenção do trânsito, o cometimento de infrações e a ocorrência de acidentes. Eles não vão ter o poder de notificação de infrações, responsabilidade que continuará a cargo dos agentes de trânsito. Todos os orientadores que vão atuar na operação passaram por capacitação teórica, prática e vivência de campo. Lições como legislação de trânsito, rede semafórica, técnicas de operação de trânsito e abordagem foram passadas nos treinamentos.

Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a chegada dos orientadores em Boa Viagem vai contribuir para a melhoria da mobilidade na Zona Sul, assim como já acontece nas outras áreas que eles atuam. “A abordagem educativa desses profissionais no ordenamento do trânsito tem sido importante para a melhoria da fluidez das vias. Além disso, a aceitação da população no respeito às suas orientações tem sido fundamental para o projeto. Acreditamos que em Boa Viagem teremos um resultado muito positivo”, comentou.

Até maio de 2014, todos os 372 profissionais envolvidos na ação estarão nas ruas e terão o papel de orientar motoristas e pedestres, com o objetivo de evitar a retenção do trânsito, o cometimento de infrações e a ocorrência de acidentes. Eles estarão dispostos em outras cinco grandes vias da cidade: Rua Real da Torre, Estrada dos Remédios, Rua Cosme Viana, Av. Caxangá e Av. Abdias de Carvalho.

Um total de 468 profissionais vai estar envolvido na operação, apoiando o monitoramento de trânsito em toda a cidade, sob coordenação da CTTU. Quatro engenheiros de tráfego, que atuarão em contato com a Central de Operações de Tráfego da Companhia, realizarão o planejamento de ações que permitam dar mais agilidade na mobilidade.

Além do incremento de pessoal, houve a implantação de um sistema informatizado de gestão operacional para controle das equipes. Veículos, equipamentos de sinalização e comunicação também são aliados na melhoria do serviço prestado à população.

Cruzamentos que contarão com orientadores nas avenidas Boa Viagem, Eng. Antônio de Góes, Conselheiro Aguiar, Eng. Domingos Ferreira, Herculano Bandeira e Visconde de Jequitinhonha:

- Av. Boa Viagem x Av. Antônio de Góes
- Av. Boa Viagem x Rua Antônio Falcão
- Av. Boa Viagem x Rua Armindo Moura
- Av. Boa Viagem x Rua Artur Muniz
- Av. Boa Viagem x Rua Henrique Capitulino
- Av. Boa Viagem x Rua Padre Carapuceiro
- Av. Boa Viagem x Rua Ribeiro de Brito
- Av. Boa Viagem x Rua Parque Dona Lindu
- Av. Eng. Antônio de Góes x Rua Manoel de Brito
- Av. Conselheiro Aguiar x Av. Antônio de Góes
- Av. Conselheiro Aguiar x Rua Antônio Falcão
- Av. Conselheiro Aguiar x Rua Artur Muniz
- Av. Conselheiro Aguiar x Rua ribeiro de Brito
- Av. Domingos Ferreira x Rua Antônio Falcão
- Av. Domingos Ferreira x Rua Dona Benvinda de Farias
- Av. Domingos Ferreira x Rua Padre Carapuceiro
- Av. Domingos Ferreira x Rua Pereira da Costa
- Av. Domingos Ferreira x Rua Prof. José Brandão
- Av. Domingos Ferreira x Rua Ribeiro de Brito
- Av. Domingos Ferreira x Rua Tomé Gibson
- Av. Herculano Bandeira x Rua Encanta Moça
- Av. Visconde de Jequitinhonha x Rua Capitão Zuzinha

Vias que receberão os orientadores até maio, além das avenidas Gov. Agamenon Magalhães, Norte, Parnamirim, Rui Barbosa, Rosa e Silva, Recife, Marechal Mascarenhas de Morais, Boa Viagem, Eng. Antônio de Góes, Conselheiro Aguiar, Eng. Domingos Ferreira, Herculano Bandeira e Visconde de Jequitinhonha:

- Rua Real da Torre
- Estrada dos Remédios
- Rua Cosme Viana
- Av. Caxangá
- Av. Abdias de Carvalho