NOTÍCIAS

Cultura | 13.03.14 - 11h02

Programa Táxi OK será lançado nesta terça-feira (18)

O programa visa a qualificação profissional e a modernização do serviço de táxi no Recife. O primeiro curso oferecido será o de Inglês Instrumental Básico.

Na próxima terça-feira (18), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, faz o lançamento do Táxi OK. A iniciativa busca oferecer cursos e capacitações com foco na qualificação profissional e na modernização do serviço oferecido pelos taxistas que atuam no Recife. A apresentação será no Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu, Boa Viagem), às 18h30. São parceiros da ação as secretarias de Turismo e Lazer e de Esportes e Copa do Mundo, além da CTTU, Banco do Brasil e Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe).

Na ocasião os taxistas conhecerão os detalhes desta iniciativa, que conta ainda com parceria do SENAC e do Sebrae. O curso que iniciará a rodada de capacitações é de Inglês Básico Instrumental e contemplará 250 taxistas sem custo nenhum para os participantes. As aulas serão iniciadas no dia 31 de março, com formação de 10 turmas dividas nos turnos da tarde e da noite. A inscrição poderá ser feita no dia do lançamento do programa ou na Sala do Empreendedor (térreo do edifício-sede da Prefeitura do Recife), até o dia 25 deste mês. Para se inscrever e efetivar a matrícula é preciso apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de escolaridade e Termo de Permissão, para comprovação de que o profissional presta o serviço no Recife. Além disso, é preciso que o taxista tenha pelo menos o ensino médio, mesmo que incompleto.

A conclusão do curso de inglês está prevista para o dia 22 de maio. Na semana seguinte, acontecerá o encerramento do Programa, momento onde os alunos participarão da oficina de Empreendedorismo e Qualidade no Atendimento, que será ministrada por profissionais do Sebrae. Também neste mesmo dia, cada um deles receberá o selo de qualificação do Táxi OK, uma referência para o usuário do serviço no Recife com atendimento diferenciado. O foco, neste primeiro momento, é de preparar estes profissionais para o atendimento aos turistas que circularão pela cidade durante a realização dos jogos da Copa do Mundo.

“Temos a Copa do Mundo chegando, mas o Recife desponta também no turismo de negócios. A cidade tem crescido muito e tem na oferta de serviços uma de suas principais características. Investir em qualificação é primordial. O Táxi OK vem oferecer as condições favoráveis para que os nossos taxistas se qualifiquem e que tenham as informações necessárias para modernizar o serviço que oferecem”, explica Antônio Alexandre, secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano.

Desenvolver a capacidade empreendedora é um dos pilares que motiva o lançamento do Táxi OK. Além dos cursos, os mais de seis mil taxistas que têm praça no Recife, contam com linhas especiais de financiamento que serão apresentadas pelo Banco do Brasil, que possui, a exemplo da Agefepe, linhas de crédito para aquisição de equipamentos auto-motivos, como kit gás, aparelhos de GPS, revestimento de couro para os bancos, entre outros acessórios. Por meio do Banco do Brasil é possível também ter linhas de crédito para compra de carro para este tipo de finalidade.