Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 13.03.20 - 15h14

PCR reforça Plano de Contingenciamento do novo coronavírus com 29 novas ações

img_alt

Em reunião de secretariado para discutir a contenção o Covid-19, o prefeito Geraldo Julio tratou das 19 ações já realizadas pela Prefeitura do Recife e anunciou o conjunto de novas ações. Entre elas uma grande campanha informativa e a restrição de viagens de servidores municipais para fora do estado (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Na manhã desta sexta-feira (13), 29 novas ações do Plano Municipal de Contingência do Covid-19, realizadas pela Prefeitura do Recife foram anunciadas pelo prefeito Geraldo Julio apósa confirmação dos dois primeiros casos da nova doença Covid-19 em Pernambuco. Em reunião com o secretariado no Museu da Cidade do Recife no Forte das Cinco Pontas, o gestor apresentou as iniciativas que estão sendo tomadas pelo Comitê Municipal de Resposta Rápida, montado pela Secretaria de Saúde do Recife desde o dia 28 de janeiro e que já realizou 19 ações na cidade até ontem.

"No dia 28 de janeiro criamos o Comitê Municipal de Resposta Rápida e iniciamos o Plano de Contingência para o novo coronavírus. De lá para cá realizamos 19 ações até ontem, que foi o dia que tivemos os primeiros casos confirmados em Pernambuco. Hoje nos reunimos para apresentar as novas ações que devem ser tomadas. Cada etapa precisa ser cumprida e o fundamental neste momento são as medidas de prevenção, como lavar as mãos, não compartilhar objetos pessoais, evitar aglomerações e assim a gente poder adiar o máximo possível o número de novos casos confirmados da doença", afirmou o prefeito Geraldo Julio. 

Entre as medidas anunciadas estão a assinatura de um decreto restringindo viagens dos servidores públicos municipais, a intensificação da higienização de banheiros e maçanetas nos equipamentos públicos da PCR e o início de uma grande campanha educativa com o objetivo de disseminar as informações preventivas mais eficazes sobre o novo coronavírus, com a distribuição de material informativo para setores mobilizados da sociedade civil, como igrejas, escolas particulares, universidades e comércio. Além disso, haverá a capacitação dos profissionais das Casas de Acolhida para Idosos, Abrigo Noturno e Restaurante Populares da Prefeitura do Recife, que atendem a um público mais vulnerável à doença, entre outros. Nesses espaços, a visita de pessoas com sintomas associados ao novo coronavírus está restrita.

O prefeito Geraldo Julio destacou ainda que a Prefeitura do Recife vem desde o primeiro momento tomando ações para combater a pandemia. “Medidas importantes foram tomadas como capacitação para os profissionais de Saúde e do SAMU, as campanhas de prevenção e ontem, após a confirmação dos primeiros casos, tomamos medidas mais pontuais, como o cancelamento do espetáculo O Boi Voador, cancelamento da Cúpula de Prefeitos da América Latina que aconteceria no final do mês. Então as medidas vão sendo tomadas a cada etapa e a partir de hoje nós intensificamos as ações, inclusive com uma grande campanha para que todas as pessoas possam participar desse processo de prevenção. Se todos trabalharem juntos, os resultados vão ser muito mais eficazes", ressaltou o prefeito. 

A Secretaria de Saúde continua a frente do Plano de Contingência e está intensificando as ações como o desenvolvimento de um aplicativo para o monitoramento dos casos de pacientes em isolamento domiciliar no Recife, a continuidade das capacitações sobre o novo coronavírus para servidores que atuam no contato direto com o cidadão, como é o caso das equipes de vistoria da Defesa Civil do Recife e da Assistência Social, além de segmentos da sociedade civil, assim como capacitação à distância com os profissionais da Rede de Saúde sobre os critérios de diagnóstico e condutas clínicas relacionadas ao novo vírus. 

O secretário de Saúde Jailson Correia, explicou as medidas tomadas pela Prefeitura. “Desde o dia 28 quando iniciamos o Plano de contingência, nós reforçamos a saúde com a nomeação de 43 médicos que já começaram a trabalhar na Atenção Primária, porque 81% dos casos do vírus tem sintomas leves e por isso o acompanhamento no posto de saúde é tão importante. Nós estamos dimensionando para fazer novas contratações de profissionais para a rede de urgência e emergência,para caso seja necessário possamos reforçar essas equipes, além de entrar com um grande campanha, onde  vamos produzir cartazes, folderes explicativos para serem distribuídos em casas, igrejas, condôminos, por exemplo. O intuito é para que as pessoas tenham acesso a informações mais importantes, que são as de prevenção, como lavar as mãos com água e sabão”, explicou

As secretarias de Educação, Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos, Turismo Esportes e Lazer também estão com medidas para conter o coronavírus. Na educação os gestores das 315 unidades de ensino do Recife serão capacitados para condutas preventivas à nova doença e após a capacitação será realizado um “Dia D” em todas as escolas para informação de professores e alunos sobre a nova doença. No Turismo será feita a distribuição de material informativo nos diversos eventos promovidos pela Secretaria, como a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, entre outras ações.