NOTÍCIAS

Infraestrutura | 13.03.20 - 19h03

Prefeitura do Recife realiza obra de recuperação de drenagem na Rua Jean Emile Favre

 

Via que corta o bairro do Ipsep receberá 550m de tubulação, no trecho entre as ruas Rio Amazonas e Itaquice. CTTU irá ordenar o trânsito durante a execução do serviço

Importante corredor viário que corta o bairro do Ipsep, na Zona Sul da cidade, e por onde passam diversas linhas de ônibus, a Rua Jean Emile Favre receberá a implantação de nova rede de drenagem a partir da próxima segunda-feira (16), para a substituição da rede existente. O serviço ficará a cargo da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), que será responsável pela colocação de 550m de tubulação no trecho compreendido entre as ruas Rio Amazonas e Itaquice, no lado direito da vai sentido Avenida Recife. A ação contará com o apoio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) para a ordenação do tráfego no local.

A obra tem duração prevista de 120 dias e conta com um investimento de cerca de R$ 700 mil. O objetivo é eliminar um ponto crítico de alagamento naquela área, melhorando o escoamento das águas ao consertar e redimensionar a rede de drenagem que há no local atualmente. Com isso, vão melhorar a trafegabilidade e a qualidade de vida dos moradores do bairro e de quem precisa passar pela via.

CTTU - A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estará no local para auxiliar os condutores durante o período de execução da obra, que acontecerá na Rua Jean Emile Favre, na extensão entre a Praça da Mauricéia até a Rua Rio Amazonas. Agentes e orientadores de trânsito estarão nos trechos da obra fazendo o esquema de "pare e siga" para viabilizar a passagem dos veículos, quando duas faixas de rolamento forem interditadas. Se necessário, os condutores oriundos da Rua Potengy e Jean Emile Favre no sentido Afogados, serão desviados para as ruas Cachoeira e Jamaica para acessar a Avenida Mascarenhas de Moraes. A CTTU recomenda que os condutores utilizem as avenidas Recife e Mascarenhas de Moraes como rotas alternativas durante a execução da obra.

Operação Inverno – Pouco antes do Carnaval, a Prefeitura do Recife apresentou os detalhes da Operação Inverno deste ano, antecipando as ações para o período mais chuvoso na capital. Dentre os serviços voltados para a manutenção e limpeza da rede de drenagem da cidade, destacam-se:

Limpeza de canais - A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) é responsável pela limpeza, manutenção e retirada de entulhos de 99 canais localizados em todo o território do Recife. Para o serviço, a Emlurb vai empregar profissionais de diversas qualificações como engenheiros civis, técnicos, agrônomos, motoristas, garis e operadores de equipamentos pesados. Serão utilizados caminhões caçamba e de apoio, veículos de transporte de pessoal, retro escavadeiras, motobombas e motosserras. A atuação preventiva tem a intenção de reduzir os impactos causados pelas chuvas, evitando os alagamentos e o entupimento da rede de drenagem. O serviço engloba, além da retirada de resíduos, a capinação das margens dos canais. A Emlurb tem atuado preventivamente com a intenção de reduzir os impactos causados pelas chuvas. Os serviços foram iniciados no dia 06 de janeiro e já beneficiaram canais como o do Sport, Parnamirim, Santa Terezinha, Cohab (Canal A), Canal da Avenida 30 de Outubro, entre outros.

Microdrenagem - Desde o início do ano, está sendo realizado um trabalho de manutenção na rede de drenagem do município com a limpeza e desobstrução de galerias e canaletas. Até agora, mais de 62 vias foram beneficiadas com a ação, removendo aproximadamente mil toneladas de resíduos.

Eliminação de pontos de alagamento - O combate aos pontos críticos de alagamento faz parte de uma ação de intervenção em vias com baixo dimensionamento de captação na rede de drenagem ou obstrução nas tubulações existentes. Além dessas intervenções, são realizadas ações de melhorias, como obras de manutenção, contemplando os serviços de limpeza, construção de elementos de drenagem (poços de visitas, caixas coletoras, sarjetas) e substituição de tubulações em alguns casos. Já foram eliminados 99 pontos de alagamento em todo o Recife desde 2013 e, atualmente, estão em andamento os trabalhos na Avenida Conde da Boa Vista, Travessa do Raposo e Amaro Coutinho.  Outros sete pontos serão iniciados ainda este ano.