NOTÍCIAS

| 13.04.11 - 11h52

Gestores e vice-gestores das escolas municipais recebem formação continuada

Motivação e autoestima na gestão escolar foi o tema da capacitação

Por Marcos da Silva

Gestores e vice-gestores que atuam nas escolas do ensino fundamental, creches, escolas profissionalizantes e unidades de tecnologia e cidadania (Utec’s) da Prefeitura do Recife estão passando, esta semana, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire – localizado na Rua Real da Torre, 299, na Madalena - por mais um curso de formação para a categoria.

Sob o tema Valorização do educador: Motivação e autoestima na gestão escolar, a capacitação reflete o compromisso do prefeito João da Costa com a qualidade da educação nas unidades de ensino do Município e, consequentemente, com a formação de educadores e gestores, fortalecida com a sanção da Lei nº 17.648/2010, em 29 de outubro de 2010, que determina que todo candidato a gestor e vice-gestor de escolas do Recife deve passar por um curso de formação continuada de 40 horas/aula.

Com esta formação, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) pretende aprofundar os temas debatidos no curso de formação continuada dos gestores”, acentua a assessora técnica da Seel, Socorro Assunção.

Por dia, cerca de 90 gestores e vices estão participando do encontro - sempre pela manhã e à tarde - que começou nesta terça (12) com a participação dos dirigentes e vices dos educandários das RPA’s (regiões político administrativas) 1 e 6, prosseguiu nesta quarta (13) com os dirigentes das RPA’s 3 e 4 e finaliza na quinta-feira (14) com os da RPA 5 e 2.

Representando a Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, do bairro do Pina (RPA-6), onde estudam 770 alunos do 1º ao 4º ciclo (1ª à 9ª séries do ensino fundamental), a gestora Ana Lúcia reforça: “Com esta iniciativa, a Seel se compromete com a Formação Continuada dos gestores e vice-gestores. Tornam-se conhecidos quais os elementos que possui, o perfil social e o que o gestor precisa melhorar para exercer sua liderança e sua gestão”.

Da Escola Almirante Soares Dutra, Cabanga (RPA-1), que acomoda 350 alunos do 1º e 2º ciclos (1ª à 4ª séries), a dirigente Elizabeth Guimarães acrescenta: “É um momento de socialização, interação, troca de ideias. Deixa uma semente para a gente socializar, trazer para as escolas e dividir com os alunos e os professores”.

Reforço – Para reforçar as discussões sob o tema Valorização do educador: Motivação e autoestima na gestão escolar, a professora Lorena Oliveira, especializada em educação biocêntrica e biodança, foi convidada a repassar seus conhecimentos aos gestores e vice-gestores da educação municipal. “Minha função é estimular os potenciais humanos de cada gestor e harmonizar a nível orgânico, o corporal para trabalhar a condição de estresse do educador, resgatar a autoestima e autovalorização para que ele se sinta mais motivado na função que realiza”, finalizou.

Serviço:
Formação Continuada de Gestores e Vice-gestores de Escolas Municipais
Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire
Rua Real da Torre, 299, Madalena
Até quinta, 14
Das 8h às 12h e das 14h às 18h