NOTÍCIAS

Cultura | 13.04.11 - 16h12

Teatro Barreto Júnior oferece espetáculos para estudantes

Apresentações fazem parte do Projeto Educação para o Teatro, realizado pela Fundação de Cultura Cidade Recife e que visa à formação de platéia

Estudantes das escolas municipais do Recife têm um encontro marcado com o teatro nesta quarta-feira (13). Cerca de 300 crianças irão conhecer um pouco da história do músico austríaco W. A. Mozart, interpretada pelas marionetes de fio da Cia. Títeres de Cachirulo (Espanha). A apresentação do espetáculo “Dó, Ré, Mi, Mozart Joga aqui” é realizada no Teatro Barreto Júnior, às 15h, dentro da programação do Projeto Educação para o Teatro, realizado pela Prefeitura do Recife. O próximo espetáculo apresentado é da Cia Circo Godot (Brasil/Italia) no dia 27 de abril, às 19h30, também no teatro Barreto Júnior.

A tarde de teatro desta quarta-feira (13) será proporcionada a alunos e alunas de sete escolas: Escola Osvaldo Lima Filho (Pina), Engenheiro Humberto Gondim (Pina), Escola Enoque Coutinho (Pina), Escola Carlúcio Castanha (UR1), Escola Maria Sampaio Lucena (UR1), Escola Júlio Oliveira (Imbiribeira) e Professor Orlando Parahim (Ibura). “O objetivo dessa iniciativa é a popularização do teatro e a formação de platéia, facilitando o acesso das crianças e jovens aos espetáculos”, explica Marcelino Dias, gerente do teatro Barreto Júnior.

No espetáculo “Dó, Ré, Mi, Mozart Joga aqui”, um imperador convoca o menino Mozart para tocar no palácio, o que desperta a inveja e a desconfiança do maestro da corte. Mas o menino, alegre e vivaz, irá seduzi-lo com sua genialidade.

ARTE E EDUCAÇÃO - O projeto Educação para o Teatro é realizado com o acompanhamento pedagógico do ator e arte-educador Carlos Lira, que junto com professores prepara os estudantes para a experiência de assistir a uma peça de teatro. Os educadores das escolas também são estimulados a realizar atividades sobre o espetáculo em sala de aula após a visita ao teatro. “A arte é uma motivadora de mudanças, desperta a criatividade, pois envolve mente e corpo e gera a reflexão. Por isso, achamos importantíssimo que a discussão sobre teatro faça parte das atividades realizadas dentro da escola”, ressalta Marcelino Dias.

O projeto é realizado da Fundação de Cultura Cidade do Recife desde 2001. A edição deste ano teve início em março com a peça “Quem tem, tem medo”, uma releitura do conto Chapeuzinho Vermelho” com produção da Remo Produções Artísticas (PE) em parceria com a companhia portuguesa ENTREtanto Teatro.

O próximo espetáculo apresentado é da Cia Circo Godot (Brasil/Italia) no dia 27 de abril, às 19h30, também no teatro Barreto Júnior. A peça conta a história de dois andarilhos, cobertos de pó, estrada e vida, que buscam incessantemente o lugar ideal para o pouso. A montagem é livremente inspirada nas hipotéticas relações estabelecidas entre personagens do clássico “Esperando Godot”, de Samuel Beckett.

As escolas da rede pública municipal e estadual que desejarem participar do projeto devem entrar em contato pelo telefone 3355-6399 ou email teatrobarretojunior@hotmail.com.