Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Administração | 13.04.16 - 10h14

Prefeito Geraldo Julio ganha prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae

img_alt

Na noite desta terça (13), o gestor municipal recebeu o Prêmio Barbosa Lima Sobrinho, que contempla iniciativas do biênio 2015-2016 que estimulam pequenos negócios na administração pública (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio recebeu, por mais um ano, o Prêmio Barbosa Lima Sobrinho para o Prefeito Empreendedor, na categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios, concedido pelo Sebrae, em parceria com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O evento, que chega a sua nona edição premiando projetos e iniciativas que obtiveram resultados efetivos em relação ao estímulo, surgimento e desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, aconteceu na noite desta terça-feira (12), no auditório do Sebrae, na Ilha do Retiro.

“É um prazer muito grande estar aqui mais uma vez, recebendo este prêmio. O serviço público tem um papel fundamental nisso, de fomentar ações inovadoras e melhorar o ambiente para o empreendedor. Esse prêmio reconhece exatamente isso: experiências que valorizam o empreendedor, e as gestões que estão atentas a isso. O Sebrae e a Amupe estão de parabéns por realizar essa premiação. E quero também parabenizar a nossa secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo, que existe há apenas um ano, mas que já desenvolve tantas ações na área, já alcançando este reconhecimento”, destacou o prefeito Geraldo Julio.

Na categoria "Compras Governamentais de Pequenos Negócios", a Prefeitura do Recife se destacou pelo fortalecimento do trabalho iniciado em 2013, com o Programa de Compras Governamentais. A partir da continuidade e ampliação das compras diretas às microempresas e empresas de pequeno porte, a PCR visa consolidar a participação desse segmento nas compras públicas em consonância com as alterações das legislações vigentes. A gestão entende como prioridade a implementação no âmbito municipal de uma política de compras governamentais inclusiva como vetor de desenvolvimento econômico e social na cidade. 

Em 2014, na oitava edição do Prêmio Barbosa Lima Sobrinho para o Prefeito Empreendedor, que é concedido a cada dois anos, o prefeito Geraldo Julio também venceu na categoria Compras Governamentais. O IX Prêmio Prefeito Empreendedor é referente ao biênio 2015-2016 e contou com 58 municípios pernambucanos inscritos, dos quais 22 tornaram-se finalistas, entre eles o Recife.

Nas realizações da Prefeitura do Recife que a colocaram como finalista, estava a promoção de 42 editais exclusivos com o valor de até R$ 80 mil, alcançando o percentual de R$ 3.332.270,00 de compras governamentais a micro e pequenas empresas. Em parceria com a Secretaria de Administração, a Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo também investiu na capacitação dos gerentes administrativo-financeiros e dos presidentes das comissões de licitação sobre a importância de comprar do pequeno negócio. Um evento chamado Recife Compra do Pequeno também foi promovido com a presença de cerca de 150 gestores públicos.

Destacou-se também a modernização do Portal de Compras, que ganhou em 2014 um novo layout, mais intuitivo, facilitando o acesso às informações para o empreendedor interessado em fornecer para a Prefeitura do Recife; e o Portal de Finanças da Prefeitura do Recife, que já ganhou destaque nacional, recebendo o Prêmio E-Gov 2014, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).