Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 13.04.18 - 21h04

Prefeito destaca importância de discutir problemas metropolitanos em Seminário

img_alt

O gestor participou na tarde desta sexta (13) da reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Região Metropolitana do Recife, no Centro de Convenções de Pernambuco, e discutiu com outros administradores municipais medidas de curto e longo prazo (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Na tarde desta sexta-feira (13), o prefeito Geraldo Julio participou de um encontro que tratou do desenvolvimento urbano para a região metropolitana. A atividade integrou o Seminário “Diretrizes para o Desenvolvimento Urbano Integrado”, promovido pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco, Condepe/Fidem, que começou na quinta-feira (12) , e encerrou nesta sexta-feira (13), no auditório do Ribeira, no Centro de Convenções de Pernambuco. Na ocasião, o gestor destacou a importância de medidas integradas e de curto e longo prazo para sanar eventuais problemas dos centros urbanos. No evento também estiveram presentes o governador Paulo Câmara, juntamente com os prefeitos de quinze municípios do território, que tomaram posse como membros do colegiado da instituição.

“Acredito que temos aqui alguns objetivos. O primeiro é tentar nos guiar por modelos de gestão a exemplo do que implanta o governo do Estado, com o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, que é uma ferramenta fundamental. Depois a união de esforços para toda a região metropolitana, e por último, tentarmos tratar de questões imediatas a serem discutidas antes do PDUI ficar pronto, diminuindo desigualdade e oferecendo mais qualidade de vida pras pessoas. Se conseguimos chegar nessas três metas podemos de repente chegar onde queremos”, pontuou o gestor.

Presente no ato, o governador Paulo Câmara também destacou a importância do evento. “Não podemos crescer sem discutir medidas em conjunto. É de extrema relevância a participação de todos os municípios aqui. Vamos trabalhar juntos para construir um estado cada vez mais próximo das necessidade das pessoas”, afirmou.

Na reunião também foram empossados os membros do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, compostos pelos representantes do Poder Executivo Estadual (o próprio governador do Estado, que será o Presidente do Conselho, e pelos secretários Estaduais de Planejamento e Gestão; Casa Civil; Cidades; e Meio Ambiente e Sustentabilidade; além do Procurador Geral do Estado); dos Poderes Executivos Municipais (prefeitos de Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Igarassu, Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata); e, cinco representantes da sociedade civil.

Criado a partir da publicação da Lei Complementar nº 382 em 9 de janeiro de 2018, que instituiu o novo Sistema Gestor Metropolitano, o CDM tem as funções de deliberar e aprovar o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado - PDUI e encaminhar ao governador do Estado para envio à Assembleia Legislativa (Alepe), estabelecendo assim políticas e diretrizes de desenvolvimento da RMR e referenciais para o desempenho dos serviços ligados às funções públicas de interesse comum, além de supervisionar a execução deles e deliberar sobre o Programa Anual de Investimentos e a Proposta Orçamentária Anual do Funderm e sobre as compensações por serviços ambientais ou outros serviços prestados pelos municípios na região.