img_alt Controladoria Geral do Município - CGM

NOTÍCIAS

Controladoria | 13.04.18 - 19h41

Prefeitura do Recife participa de reunião com controladores internos

img_alt

Representantes de órgãos de controle interno compartilharam informações e experiências, em encontro realizado no Centro de Convenções (Foto: Divulgação)

 

Nos últimos dois dias, a Controladoria Geral do Recife(CGM) esteve reunida com representantes de vários órgãos de controle interno de todo o país, na 26ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), onde foram compartilhadas informações e experiências com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento dos mecanismos de controle já aplicados no Brasil. O evento, que teve como anfitriã a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE-PE), foi realizado nos dias 12 e 13 de abril, no Centro de Convenções.

Dois importantes eventos foram registrados durante o Conaci: o Seminário Gestão de Riscos e Controle Interno como Instrumento de Governança, realizado no primeiro dia, no auditório Beberibe, do Centro de Convenções, onde o controlador Rafael Figueiredo palestrou sobre o Papel do Controle Interno na qualidade da Gestão Pública; e a posse festiva da diretoria do Conaci, que terá no comando por dois anos o Contador e Auditor Geral do Rio Grande do Sul, Álvaro Fakredin.

O controlador Rafael Figueiredo reforçou a importância da reunião, sobretudo para o intercâmbio de informações e boas práticas. “Além disso, a partir desse encontro, é possível criar agendas de trabalho comum a todos os membros do Conaci, contribuindo para o aprimoramento da gestão pública no país”, comentou.

Durante a reunião, os representantes deliberaram sobre assuntos administrativos do Conaci e temas de relevância para o controle interno, tais como transparência das organizações sociais, lei das Estatais, pautas apresentadas pela SCGE-PE, contabilização dos resultados e benefícios do Sistema de Controle Interno, com a CGU; Observatório da Despesa Pública, no âmbito do CONACI, CGM/Recife; Manual de Orientação Técnica da Atividade de Auditoria Interna Governamental, apresentado também pela CGU, entre outros. A próxima reunião técnica ocorre em junho, em Minas Gerais.