Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 13.04.18 - 15h56

Programa Mais Vida nos Morros chega ao Sítio dos Pintos

Cerca de 100 famílias do bairro serão beneficiadas. Esta será a 7ª localidade atendida pelo projeto.

 

O bairro do Sítio dos Pintos recebe, a partir deste sábado (14/04), as ações do projeto Mais Vida nos Morros, modelo de gestão pública colaborativa e desenvolvimento sustentável, executado pela Prefeitura do Recife para as áreas de morros. Nessa primeira fase, que deve durar cerca de 30 dias, mais de 100 famílias do bairro e no entorno da Avenida Antonio Luiz de Araújo serão beneficiadas com a pintura de casas, implantação de hortas comunitárias, parklets, áreas de convivência, minhocários para compostagem, eliminação de pontos de acúmulo de lixo, arte urbana, paisagismo e humanização das ruas

O projeto é executado pela Secretaria de Infraestrutura e Habitação, através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana. O projeto, que começou em 2016, busca despertar uma mudança de comportamento em relação às questões urbanas e ambientais e já beneficiou cerca de 1.700 famílias no Alto do Maracanã, Córrego do Jenipapo, Mangabeira/Alto José do Pinho, Três Carneiros/Ibura e Morro da Conceição.

O bairro do Sítio dos Pintos é a 7ª área beneficiada pelo projeto e conta com uma participação significativa da iniciativa privada, através das Tintas Iquine, Armazéns Coral, Concrepoxi Artefatos, Grupo Asa e empresa Soll.

O projeto  também a fomenta o desenvolvimento econômico local. Além da transformação urbana e ambiental, serão implantadas ações de empreendedorismo, economia criativa, inclusão produtiva e microcrédito orientado. O engajamento e a mobilização dos próprios moradores é um dos pontos fortes do projeto: até as crianças participam das ações e das escolhas. Cada morador participa ativamente do projeto, fazendo sugestões, escolhendo as cores de suas casas e trabalhando com a mão de obra. A Prefeitura do Recife participa com a elaboração do projeto, orientação técnica e o acompanhamento das ações.

Lugares onde existem pontos de confinamento de lixo serão transformados em locais de lazer e convivência, hortas orgânicas e parklets. As escadarias são revitalizadas com retraços de cerâmica colorida, tornando o ambiente mais harmônico. O morador é o grande protagonista da transformação em sua comunidade. A idéia é despertar cada vez mais o sentimento de comunidade, a autoestima e o orgulho dos moradores para com o seu território.