NOTÍCIAS

| 13.05.11 - 16h20

Prefeitura do Recife financia pesquisa inédita sobre consumo de álcool e trânsito

Lançado nesta sexta-feira (13), estudo envolveu seis capitais brasileiras

Por Larissa Correia

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) apresentou, na manhã desta sexta-feira (13), o estudo inédito Consumo de Álcool e os Acidentes de Trânsito, realizado em seis capitais brasileiras. A pesquisa, desenvolvida em parceria com o Centro de Prevenção às Dependências (CPD), foi patrocinada pela Prefeitura do Recife e pelo Ministério da Saúde.

O lançamento na capital pernambucana marcou a abertura do Seminário Consumo de Álcool e os Acidentes de Trânsito no Brasil: desafios pós Lei Seca, realizado no auditório Alice Figueira, na sede da instituição médica, nos Coelhos. A solenidade contou com a participação dos secretários municipal e estadual de Saúde, respectivamente Gustavo Couto e Antônio Figueira; do superintendente do Imip, Gilliatt Falbo, e de representantes do Governo Federal, como Otaliba Libânio, e demais envolvidos na iniciativa, a exemplo de Denise Maia, uma das coordenadoras da empreitada.

“A realização de um estudo ousado como esse, envolvendo todas as regiões brasileiras, permite colocar na pauta e nortear a construção de políticas públicas no que se refere à questão do consumo de álcool e outras drogas associadas ao trânsito. A discussão é bastante complexa e todos os esforços devem ser tomados para se tentar controlar a epidemia de acidentes que assola no País, já considerada um caso de saúde pública. A formatação de dados possibilitará o planejamento de intervenções que evitem a ocorrência de novos casos ou pelos menos reduza o número de vítimas e lesões, melhorando a qualidade de vida da população”, apontou Gustavo Couto.

Também estiveram presentes no evento Agostinho Maia, diretor de Trânsito da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), e gestores e técnicos do Mais Vida, programa municipal de redução de danos pelo uso de álcool, fumo e outras drogas, como Alda Roberta Campos e Renata Almeida.

O seminário continua até o fim da tarde desta sexta-feira (13). Ainda na programação, haverá discussões sobre educação para o trânsito e cidadania e ações dos gestores do trânsito na preservação de vidas. A presidente da CTTU, Maria da Pompéia Pessoa, será uma das debatedoras.

Inquérito – O estudo Consumo de Álcool e os Acidentes de Trânsito reuniu 1.248 vítimas de acidentes de trânsito ocorridos entre os dias 22 e 24 de maio de 2009. Elas foram atendidas em unidades de emergência e Institutos Médicos Legais do Recife, Manaus, Fortaleza, São Paulo, Curitiba e Brasília. Desse total, 74 morreram.

A grande parte dos envolvidos nas ocorrências era do sexo masculino (74,2%), jovem (38,4% com idades entre 20 e 29 anos), solteira (55,4%), de escolaridade média (43% cursaram até o 2o grau ou ensino médio), morena ou parda (56,5%). A maioria era desempregada ou desocupada, seguida por estudante, motociclista e ciclista de entrega rápida. A maior concentração de vítimas foi no fim de semana: domingo (18,2%), sábado (17,4%) e sexta-feira (15,5%). E o horário, das 16h às 18h.