NOTÍCIAS

Cultura | 13.06.13 - 20h16

Plenária institui Comitês Temáticos voltados para micro e pequenos empreendedores

Os comitês fazem parte do Fórum das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e dos Empreendedores Individuais

A Prefeitura do Recife realiza, amanhã (14), a primeira reunião plenária para instalação dos Comitês Temáticos do Fórum das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e dos Empreendedores Individuais da cidade. O decreto que instituiu o Fórum foi assinado pelo prefeito Geraldo Julio no mês de maio, ficando a cargo da Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano coordenar as atividades propostas pelo colegiado. A plenária, que compõe uma das etapas de trabalho proposto pelo Fórum, acontecerá às 9h, na prefeitura.

O encontro dá continuidade a uma série de ações que a gestão municipal vem promovendo para fortalecer os pequenos empreendimentos do município. Faz parte da pauta da reunião as composições e coordenações dos três comitês temáticos (CT) que integram o Fórum. São eles: racionalização legal e burocrática; investimento, financiamento, comércio exterior e integração; e tecnologia, inovação, informação, formação e capacitação empreendedora. Os CTs são responsáveis pela articulação, desenvolvimento de estudos, elaboração de propostas e encaminhamento dos temas específicos que deverão compor a agenda de trabalho e a formulação de políticas públicas.

Serão tratadas ainda a definição do cronograma e pauta das plenárias e das reuniões ordinárias dos Comitês para 2013. Além disso, o encontro prevê o nivelamento de informações sobre ações em andamento, como as realizadas pelo Grupo de Trabalho que trata das Compras Governamentais e do convênio entre a PCR e a Junta Comercial do Estado de Pernambuco (JUCEPE). O convênio com a JUCEPE diz respeito à execução da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no município.

Durante o encontro de amanhã, haverá também a indicação dos representantes do setor público e de entidades de apoio e representação nas condições de titulares e suplentes para a composição do Fórum Municipal. O Fórum tem por objetivo buscar dialogar com diversos seguimentos com o objetivo de alargar a participação desses empreendimentos no mercado.