NOTÍCIAS

Cultura | 13.07.14 - 13h53

Defesa Civil do Recife registra média de 85 mm de chuva em 12 horas

Índice pluviométrico é o equivalente a 24% do previsto para o mês de julho.

A Defesa Civil do Recife registrou uma média de aproximadamente 85 milímetros de chuva em 12 horas (das 20h às 8h), o que equivale a 24% do previsto para o mês de julho. Por meio da Central de Atendimento, foram registradas 17 ocorrências, entre deslizamentos de barreira, alagamentos e solicitações de vistorias e de reposição de lonas plásticas, desde a meia-noite de ontem até as 11h de hoje.

Na UR-10 (Rua Engenho Campo Verde, 58), um muro de confinamento desabou e ocasionou escoriações leves na adolescente Mirela Severo de Holanda, de 11 anos, que foi atendida na UPA da Lagoa Encantada e, posteriormente, foi transferida para o Hospital da Restauração para realizar um exame de raio-x na perna. Ela está sendo acompanhada por uma equipe da Defesa Civil.

A Defesa Civil registrou ainda um deslizamento de barreira no Ibura, que ocasionou o desabamento de um muro, e outro na UR-3, este último de pequeno porte. Ainda no Ibura, outro muro desabou, este irregular, após o rompimento de um cano de fornecimento de água. Nesses casos, três famílias foram orientadas a ir para casa de vizinhos. Na UR-2, duas famílias também estão sendo removidas preventivamente para a casa de parentes.

Em razão da previsão de continuação das fortes chuvas, os seis escritórios regionais estão abertos ao longo do dia de hoje para atender a população. As equipes técnicas foram ampliadas e estão em campo para realizar o atendimento às ocorrências recebidas e também intensificar o monitoramento das áreas de risco, realizando vistorias de avaliação de risco, providenciando a reposição de lonas plásticas, removendo entulhos gerados pelos deslizamentos e encaminhando famílias para local seguro caso seja necessário.

“As chuvas estão confirmando o alerta emitido ontem (12) pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), que nós divulgamos para cerca de três mil moradores de áreas de risco através de SMS. A previsão é que as precipitações continuem nas próximas 24h, com maior intensidade no início desta noite, por isso estamos intensificando nossas ações nas áreas de risco”, afirmou o secretário executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Adalberto Freitas Ferreira.

A Defesa Civil do Recife solicita que os moradores dessas localidades fiquem atentos, procurem local seguro em caso de chuva intensa e entrem em contato por meio do telefone 0800 081 3400. O atendimento é gratuito e funciona 24h.

Equipes da Emlurb monitoram vias da cidade por conta da chuva

Cerca de 100 pessoas da Emlurb estão trabalhando nos locais afetados devido às fortes chuvas da noite deste sábado (12), que coincidiu com uma maré alta, às 4h deste domingo (13). Com a baixa da maré, a situação já está se normalizando em vários pontos da cidade.

Na Avenida Caxangá com a BR-101 e na Avenida Antônio de Góes, em Boa Viagem, que apresentaram um grande índice de água na noite de ontem, o volume já escoou. O mesmo aconteceu no cruzamento da Rua 48 com a Avenida Norte, no bairro do Espinheiro.

As equipes da Emlurb estão vistoriando os principais pontos de alagamento do Recife e quando necessário os cinco caminhões equipados com jatos de sucção e as três bombas hidráulicas estão sendo utilizados para minimizar os transtornos.

Árvore - Na noite deste sábado, foi registrada a queda de uma árvore na Rua do Imperador. Uma equipe da Emlurb foi deslocada ao local, já desobstruiu a via e está trabalhando na remoção da árvore.

Trânsito - A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) atua, desde o início da manhã deste domingo (13), para minimizar os danos causados pela chuva e auxiliar a mobilidade da população.

- Cerca de 120 agentes de trânsito e batedores operam nas principais vias da cidade;

- Desde o início desta manhã, sete semáforos (dos 649 existentes do município) apresentaram falhas devido às chuvas. Desses, cinco já operam normalmente e outros dois estão em atendimento pelas equipes técnicas. Dos 451 nobreaks instalados nos semáforo da cidade, apenas dois precisaram ser acionados por falta de energia, na Rua Primeiro de Março;

- Seis guinchos estão posicionados em locais estratégicos e podem ser acionados em casos de acidentes e na retirada de veículos que possam apresentar defeitos ao enfrentar possíveis alagamentos;

- Até as 11h30, a Companhia registrou oito acidentes de trânsito, com duas vítimas. Todas as ocorrências já foram finalizadas.

ASSUNTOS: