Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Planejamento e Gestão | 13.07.22 - 13h31

Fotógrafos que atuam no Marco Zero são contemplados pela Prefeitura do Recife com uniformes

img_alt

Entrega foi realizada nesta terça-feira (12), na Associação Comercial de Pernambuco (ACP), no bairro do Recife. Indumentária é padronizada para os cerca de 50 trabalhadores que registram imagens de turistas e recifenses que visitam o local. (Foto: Vanessa Alcântara/Prefeitura do Recife)

 

Os fotógrafos do Marco Zero deram mais um passo rumo à profissionalização e à organização da categoria com o apoio da Prefeitura do Recife. Nesta terça-feria (12), os uniformes com uma identidade visual criada exclusivamente para os 50 fotógrafos - mais conhecidos como os Paparazzis do Marco Zero - foram entregues aos trabalhadores. A solenidade de entrega aconteceu na Associação Comercial de Pernambuco (ACP), que contou com uma palestra sobre os atrativos do Bairro proferida pela Secretaria de Turismo e Lazer do município. A ideia de desenvolver uma indumentária foi devido a necessidade de padronizar o serviço e passar ao público a percepção de organização, confiabilidade e qualidade dos trabalhadores que exercem a ocupação num dos principais cartões-postais da cidade.

Durante o encontro, agentes do programa Crédito Popular do Recife (CredPop Recife) estiveram no local para orientar o grupo e tirar dúvidas para a contratação de crédito, com o objetivo de adquirir equipamento de trabalho e pré-cadastrá-los na plataforma. Com os uniformes em mãos, os trabalhadores ressaltaram o apoio que os auxiliam para serem reconhecidos pelos clientes. Os técnicos da Prefeitura vão promover esse diálogo entre os fotógrafos, o trade turístico e comerciantes do bairro do Recife, de modo a sensibilizar a importância do grupo para a cadeia produtiva de turismo e lazer da região.

A líder dos “Paparazzis”, Adriana Santos disse estar muito satisfeita com apoio que o Programa Recentro, da Prefeitura do Recife, tem dado ao grupo. “Não esperava essa mobilização de várias secretarias para nos atender, para providenciar fardamento. O Recentro tem dado um apoio maravilhoso e não me deixa desamparada”, agradeceu.

O grupo é composto por aproximadamente 50 pessoas, em sua maioria jovens de 18 a 29 anos residentes em áreas carentes do Recife, como a comunidade do Pilar, vizinha ao Marco Zero. Antes eles não possuíam formação ou treinamento específico para atuar na atividade, tampouco uma padronização que os identificasse enquanto grupo. Em alguns casos, o equipamento geralmente é compartilhado ou emprestado. De acordo com a chefe de Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, nas reuniões entre a equipes da Prefeitura e os fotógrafos identificou-se uma carência de qualificação e de organização do grupo.

Ana Paula Vilaça informou que foram articuladas soluções com diversas secretarias municipais e parceiros privados para dar suporte aos “paparazzis”, no intuito de melhorar a qualidade da atividade dos trabalhadores e a criação e aquisição de uniforme foi uma das necessidades identificadas, e que está sendo atendida agora. “Eles têm o potencial de oferecer uma ótima experiência da cidade aos visitantes e turistas nacionais e internacionais”, apontou a gestora. “Por isso, o suporte da Prefeitura é tão importante para profissionalização e melhoria do serviço em vários níveis. Nosso objetivo é capacitar, qualificar e fazer que esse turista, visitante ou morador tenha uma experiência única", reforçou.

A secretária-executiva de Lazer, Planejamento e Gestão da Secretaria de Turismo do Recife, Ana Paula Jardim, destacou a importância dos trabalhadores para receber bem os visitantes. “Sabemos que alguns profissionais do Turismo ou aqueles que atuam em atrativos turísticos e seus entornos contribuem para a construção da imagem do destino no imaginário do visitante e na sua experiência. Qualificar ainda mais esses profissionais é um ganho enorme para a nossa cidade”, ressaltou.