NOTÍCIAS

Educação | 13.08.15 - 12h03

Encontro estadual do Fórum de EJA acontece até sexta na EFAER Paulo Freire

img_alt

Evento reúne cerca de 400 representantes para eleger delegados e definir encaminhamentos para a reunião nacional, em novembro. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)

Cerca de 400 representantes do poder público, sociedade civil e universidades participam, até esta sexta-feira (14), do XV Encontro Estadual do Fórum da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Pernambuco, que acontece na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. O objetivo do evento é discutir as políticas públicas voltadas à EJA e levar os encaminhamentos para o encontro nacional, que acontece em Goiás, no mês de novembro.

O secretário-executivo de Gestão Pedagógica do Recife, Rogério Morais, compôs a mesa na abertura do evento, realizada na noite desta quarta (12). "É muito bom receber representantes de todo o Estado para uma tarefa tão nobre. Esperamos que as reflexões deste encontro sejam levadas para o fórum nacional, além de contribuir para o trabalho voltado à EJA nas instâncias locais", afirmou, lembrando que os avanços trazidos pelos planos municipal, estadual e nacional serão decisivos para o avanço da educação.

Matriculada numa turma de jovens e adultos na escola municipal Novo Mangue, situada na Ilha Joana Bezerra, a aluna Marta Ferreira da Cruz era o exemplo vivo da importância da EJA. "Não tive condições de estudar quando era jovem, mas agora já sei ler e escrever. Estou muito feliz por estar aqui representando a minha escola", disse.

Representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e secretário de Educação de Palmares, Flávio Oliveira, considera que o Fórum é um momento decisivo para definir os rumos da EJA. "É preciso fazer com que as políticas ligadas ao tema sejam incluídas na educação básica, para garantir o financiamento e a permanência dos alunos nas aulas", disse.

Plenária - O trabalho continuou na manhã da quinta-feira (13), com os participantes divididos em grupos de trabalho temáticos. "Vamos lançar preposições para a plenária geral, na sexta, e discutir sobre a realidade da EJA, o que queremos e quais encaminhamentos daremos a partir dos problemas existentes", afirma a coordenadora estadual do Fórum, Cíntia Gonçalves. Segundo ela, 20 delegados serão eleitos para o encontro nacional. "Estamos também homenageando o professor João Francisco de Souza, inspirador da articulação em defesa da EJA", acrescentou.