Secretaria de Governo e Participação Social

NOTÍCIAS

Saúde | 13.08.16 - 15h22

Prefeitura do Recife realiza mutirão de serviços no Parque do Caiara

img_alt

População pôde desfrutar da estrutura de atendimentos em saúde, cidadania, limpeza e lazer montada no equipamento (Foto: Divulgação)

 

O mutirão de serviços integrados promovido pela Prefeitura do Recife nos finais de semana chegou ao Parque do Caiara, na Iputinga. Neste sábado (13/8), quem circulou pelo local teve a oportunidade de realizar atividades nas áreas de saúde, educação, cidadania e lazer, além das intervenções de limpeza e manutenção no equipamento. A iniciativa reuniu mais de 300 pessoas que vieram cuidar da saúde, praticar exercícios físicos ou emitir documentos como identidade.

Maria das Dores Barros, 55 anos, aproveitou o sábado de sol para acompanhar os netos na ação. "Um dia como hoje, um sábado, para quem trabalha a semana toda - dona Maria das Dores é faxineira - , pega a gente disponível. Vim trazer meus três netos, mas também aprendi que preciso escovar o céu da boca e como usar o fio dental", falou a moradora da Caxangá, acrescentando que ia aproveitar os outros serviços. Aferição da pressão arterial, da glicose, orientação sobre a prática de atividade física com os profissionais da Academia da Cidade, sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, além das dicas dos cuidados com a saúde bucal, foram alguns dos serviços oferecidos.

"É uma ação simples, mas de grande efeito sobre a população ao alertar sobre a importância da prevenção de muitas doenças que podem ser evitadas com pequenos cuidados, implicando na melhoria da qualidade de vida das pessoas", disse o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. A Gerente de Atenção Básica, Ana Beatriz Vasconcelos, reforçou que a ação chama a atenção para o cuidado com a saúde e estimula os usuários a procurarem as unidade de saúde onde são cadastrados.

Nos últimos meses, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) investiu mais de R$ 200 mil em melhorias no parque, a exemplo de capinação; pintura geral; recuperação de brinquedos, quadra de areia e equipamentos de lazer; reforma dos banheiros e prédios administrativos; além da requalificação de todo o sistema de iluminação pública que havia sido alvo de furto, com a reposição dos equipamentos e instalação de lâmpadas e refletores.

Para o diretor de Praças, Parques e Áreas Verdes da Emlurb, José Carlos Vidal, esse tipo de ação é importante porque incentiva a apropriação da área pela comunidade. “Temos um parque multifuncional e de qualidade, com espaço para o lazer e o esporte e que conta com uma pista de atletismo de primeiro mundo. A estrutura toda foi montada visando a oportunidade que a população tem para desenvolver o seu potencial”, comentou Vidal.

Enquanto as duas filhas contemplavam a vista do píer, a recifense Daniele Miguel dos Santos, 30, ressaltou que as melhorias realizadas no Parque do Caiara nos últimos vezes têm levado a comunidade a aproveitar mais o equipamento. “Eu venho muito com a minha família, porque as meninas adoram andar de bicicleta por aqui. Também percebi que o movimento tem aumentado, principalmente à noite quando o pessoal sai do trabalho e vem caminhar por aqui”, disse.

Ainda no Parque Caiara, o secretário Jailson Correia, junto à diretoria da Emlurb, ajudou no plantio de mudas nativas. Recentemente, a Emlurb promoveu o plantio de 344 mudas de árvores, como amendoeiras, acácias cubanas, gougueias, ipês rosa, acácias seâmeas, acácias olho-de-pombo, carolinas, palmeiras sabu e dendês, além de um baobá e uma espatódea. O plantio foi feito pelos profissionais da Sementeira da Emlurb, responsável pela produção e plantio de mudas de árvores nativas destinadas à arborização urbana do Recife. Para o mutirão, as equipes da Emlurb deram continuidade à manutenção da arborização da parte interna e externa do Parque do Caiara. O trabalho na área ocorreu em diversas etapas. No período, mais de 100 árvores foram limpas e podadas.

Os profissionais da Assessoria Sócio Ambiental (ASA) da Emlurb realizaram, nesta semana, ações socioeducativas no Caiara, voltadas para as crianças e adultos da comunidade. Na quarta-feira (10/8), os alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro assistiram apresentações de teatro e participaram de jogos educativos promovidos pelos atores e agentes socioambientais da ASA. A equipe também realizou a Oficina Reaproveitar com Arte, ensinando os moradores da comunidade a construir diversos tipos de artesanato a partir de garrafas PET e outros tipos de matérias recicláveis.

Durante todo o sábado, nas imediações do Parque Caiara, com a parceria da Emlurb, 26 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) vão vistoriar imóveis contra o mosquito Aedes aegypti. A meta é visitar 1.040 imóveis, incluindo o mutirão deste domingo (14).