NOTÍCIAS

| 13.09.12 - 18h12

PCR promove atividades para marcar o encerramento do curso técnico de agente comunitário de saúde

Comemoração ocorrerá simultaneamente nos seis Distritos Sanitários da capital pernambucana

[caption id="attachment_26018" align="alignleft" width="334"] Comemoração ocorrerá simultaneamente nos seis Distritos Sanitários da capital pernambucana. Foto: Carlos Augusto[/caption]

A sexta-feira (14) será de celebração para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da rede municipal. Como forma de comemorar a chegada à reta final da especialização oferecida à categoria, a Secretaria de Saúde do Recife promoverá uma série de atividades ao longo do dia nos seis Distritos Sanitários (DS) da capital pernambucana.

O festejo dos trabalhadores do DS I ocorrerá no pátio do próprio Distrito (Rua Mário Domingues, 70, Boa Vista), que engloba os bairros da Zona Central do Recife. No local, das 8h30 às 14h, será montada uma exposição com os 20 trabalhos desenvolvidos pelos grupos de ACSs como nota final no curso técnico. Cinco deles serão apresentados oralmente pelos autores. Ainda ocorrerá a exibição de um espetáculo cultural com crianças atendidas pela organização não-governamental OAF e a entrega simbólica de um certificado. O encerramento será com muita música, a cargo do DJ Rafael.

No DS II, que reúne os bairros da Zona Norte da Cidade, o momento festivo ocorrerá na sede do Sest/Senat (Avenida Beberibe, 3620, Beberibe), das 9h às 13h. No hall de entrada, os ACSs exporão banners com os trabalhos elaborados. Dez experiências serão detalhadas presencialmente pelos autores. Haverá também números artísticos, incluindo um com o grupo As Dengosas; homenagem simbólica aos agentes comunitários da área; e exibição de vídeo mostrando o cotidiano da profissão.

Os agentes do DS III celebrarão a conquista de forma diferenciada. Das 8h30 às 16h, eles estarão nas unidades de saúde e comunidades que atuam na Zona Noroeste para apresentar o que foi aprendido na qualificação. Os ACS do DS IV, equivalente à Zona Oeste da capital, comemorarão com uma solenidade a partir das 15h na nova sede do distrito (Rua Eliezer Olímpio de Moura, 100, Torre). No local, será instalada uma placa lembrando o feito do pessoal.

A comemoração dos servidores do DS V, que atuam na Zona Sudoeste da Cidade, será na Academia da Cidade da Praça Alfredo Pinto / Lavadeiras, em Areias. Entre 8h e 10h, os agentes participarão de um aulão de ginástica e dança com profissionais de educação física do polo. Eles ainda receberão uma certificação simbólica. A partir das 14h, os ACSs da Zona Sul do Recife (DS VI) participarão de uma aula da saudade na Faculdade Pernambucana de Saúde (Rua Jean Emile Favre, s/n, Ipsep). Em seguida, haverá a comemoração mais festiva, com apresentações culturais.

Mobilização – Entre os dias 10 e 13 de setembro, a Secretaria de Saúde do Recife promoveu uma mostra com os trabalhos de conclusão do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde. Estiveram em exposição cerca de 450 experiências estruturadas pelos quase 1,5 mil participantes da profissionalização. A mobilização ocorreu no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, na Imbiribeira.

As iniciativas foram divididas em dez eixos: atenção à saúde dos agravos prevalentes no Recife; gênero, corpo e sexualidade; educação popular em saúde; promoção da saúde e qualidade de vida; desenvolvimento sustentável e reciclagem de lixo; processos de trabalho; e ‘saúdes’ bucal, mental, do idoso e da criança e do adolescente. As temáticas tiveram por base abordagens estudadas na qualificação, com relevância para os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde do Recife.

Formação – A realização do curso técnico de ACS exigiu planejamento detalhado e aporte financeiro de aproximadamente R$ 2,5 milhões por parte da Prefeitura do Recife. A Administração Municipal foi uma das poucas no País a bancar a formação dos servidores da categoria com recursos próprios. A empreitada se reverterá em um atendimento diferenciado para os usuários do SUS, já que os agentes passaram por uma qualificação específica, trabalhando de elementos do cotidiano ao Recife em Defesa da Vida, modelo de atenção e gestão à saúde implantando pela Secretaria de Saúde do Recife.

Divididos em 53 turmas, os alunos passaram por uma carga-horária de 1,4 mil aulas. Elas foram administradas sempre na parte da tarde e em dias alternados para não comprometer a rotina de trabalho dos agentes. Para completar o conteúdo, os grupos passaram por oficinas vivenciais.