NOTÍCIAS

| 13.11.13 - 17h42

Distrito Sanitário III finaliza a etapa distrital para a 11ª Conferência Municipal de Saúde

O evento aconteceu no Colégio Dom Bosco e reuniu usuários, trabalhadores e gestores da rede

No último sábado (9), o Distrito Sanitário (DS) III realizou a etapa distrital que antecede a 11ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nos dias 16, 17 e 18 de dezembro ainda este ano. O evento aconteceu no Colégio Dom Bosco, no bairro de Casa Amarela.

Tendo seu acolhimento feito pela Academia da Cidade do Sítio da Trindade, os participantes puderam relaxar, se exercitando e movimentando o corpo para dar boas vindas ao dia que estava apenas começando. Logo depois, a mesa foi composta pela Vice-coordenadora do Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife), Cláudia Martins, pela Secretária Executiva de Coordenação Geral, Kamila Matos (representando o Secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia), pela Gerente do DS III, Fátima Silva, e pelo Coordenador do Conselho Distrital, Nadilson Galindo.

Em sua fala, Kamila Matos parabenizou a todos os presentes pelo esforço e dedicação em participar do evento. Também falou a respeito dos novos equipamentos de saúde que serão oferecidos à população. “Estamos trabalhando na realização dos compromissos assumidos por nós”, falou. A Vice-coordenadora do CMS-Recife, Cláudia Martins, também disse estar bastante contente com a grande participação da população no evento. “Vocês estarem aqui, significa que ainda existe gente que quer construir uma saúde melhor para todos nós”, ponderou.

Após a mesa ser desfeita, a gerente do DS III, Fátima Silva, apresentou algumas ações e principais realizações feitas na área de saúde dentro do distrito, como o início da construção da Upinha Dia – Unidade de Saúde da Família Dom Helder, a reforma estrutural na Policlínica e Maternidade Barros Lima e comentou sobre as diretrizes para o Plano Municipal de Saúde (PMS) 2014-2017, além de fazer um apanhando situacional do território.

Em seguida, os participantes foram encaminhados para os grupos temáticos para dar continuidade aos debates referentes ao documento base que norteará a construção do PMS dentro da 11ª Conferência. Divididos em seis grupos (1 – Atenção Básica; 2 – Atenção Básica (grupos específicos); 3 – Atenção de Média e Alta Complexidade; 4 – Vigilância à Saúde; 5 – Gestão do SUS; e 6 – Controle Social e Transparência Pública), cada grupo poderia sugerir, alterar, incorporar ou excluir as propostas que já estavam previamente contidas no documento.

O evento culminou com a plenária final, onde as propostas não aprovadas por 75% dos integrantes de cada grupo foram levadas para o grande pleno, que votaram pela manutenção ou supressão das propostas destacadas. Ao final, 16 trabalhadores e 22 usuários foram aclamados delegados distritais.