NOTÍCIAS

Cultura | 13.11.13 - 13h33

Moradores do habitacional Sérgio Loreto terão creche-escola em dez meses

[caption id="attachment_40591" align="aligncenter" width="680"] A Prefeitura do Recife iniciou, nesta quarta (13), as obras do Centro Municipal de Educação Infantil Sérgio Loreto, que vai matricular 110 crianças. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

As 328 famílias do Conjunto Habitacional Sérgio Loreto, que está sendo construído pela Prefeitura do Recife no bairro de São José, terão garantido mais um direito, que vai além da moradia: uma creche-escola começou a ser erguida pela PCR ao lado dos blocos de apartamentos, para matricular as crianças de até 5 anos. O prefeito Geraldo Julio autorizou o início das obras do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sérgio Loreto na manhã desta quarta (13), no terreno ao lado do habitacional. É o terceiro Cmei que começa a ser levantado este ano pela PCR, com investimento de R$ 1,3 milhão e inauguração prevista para daqui a dez meses. Até 2016, 42 desses equipamentos serão entregues à população.

Com vagas para 110 crianças, o Cmei funcionará na Rua Floriano Peixoto, no coração do Recife. A unidade representa um novo modelo de educação infantil para a cidade, compromisso assumido no programa de governo do prefeito Geraldo Julio. Dos 2.300 metros quadrados de área total da creche-escola de São José, 781 serão de área construída, com quatro salas, parque infantil, refeitório, cozinha, lavanderia e lavabo. O ambiente dos Cmeis obedece a um padrão do Ministério da Educação, que financia a unidade Sérgio Loreto por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

"Essa será uma unidade educacional de qualidade em um bairro onde as pessoas realmente precisam dessa atenção. Quando saírem daqui, as crianças estarão preparadas para disputar qualquer vaga no mercado de trabalho. O patamar da educação começa a ser modificado em nossa cidade e será assim o tempo inteiro. É isso que o povo merece: dignidade, respeito e qualidade", afirmou Geraldo Julio.

[caption id="attachment_40590" align="aligncenter" width="680"] "Essa será uma unidade educacional de qualidade em um bairro onde as pessoas realmente precisam dessa atenção", disse o prefeito. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Mais cinco creches-escolas no padrão Cmei abrem suas portas já no início do próximo ano letivo, em fevereiro. Juntas, representam cerca de R$ 8,5 milhões em investimentos. As unidades ficam nos bairros da Estância, Guabiraba, Cohab (na localidade da UR-5), Ibura de Baixo e Nova Descoberta, atendendo os moradores das Zonas Norte, Sul e Oeste do Recife. Na volta às aulas do segundo semestre, serão inaugurados os Cmeis Pantanal, no Ibura, e Novo Detran, na Iputinga, cujas obras foram iniciadas pela Prefeitura do Recife em outubro deste ano.

O primeiro Cmei entregue pela PCR em 2013 foi o Darcy Ribeiro, no bairro do Cordeiro, onde já estudam, desde setembro, 80 crianças do berçário ao grupo 5 da educação infantil. Essa creche-escola é pioneira porque integra o primeiro complexo educacional do município a unir centro infantil, escola e quadra poliesportiva no mesmo local, ampliando a presença da Secretaria de Educação na comunidade. A quadra começou a ser construída em abril e foi entregue no mesmo dia da abertura oficial do Cmei. Em 2014, o Darcy Ribeiro vai poder receber mais alunos, chegando a matricular 125 meninos e meninas.



VISTORIA - Antes de autorizar a construção da creche-escola, o prefeito vistoriou as obras do habitacional, que têm previsão de conclusão para dezembro de 2013. Lá, já estão sendo colocadas em prática algumas exigências do Executivo Municipal para esse tipo de construção: todos os apartamentos terão que ser entregues com forro no teto, revestimento da parede e cerâmica no banheiro. "Os apartamentos terão um acabamento com dignidade. As paredes não vão ficar no tijolo; serão todas cobertas", assegurou Geraldo Julio.