NOTÍCIAS

Cultura | 13.11.13 - 11h09

Prefeitura e SJCC premiam as 50 maiores empresas contribuintes de ISS do Recife

[caption id="attachment_40579" align="aligncenter" width="680"] Premiação ocorreu na noite dessa terça (12), no JCPM Trade Center, no Pina. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife e o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) premiaram, na noite dessa terça-feira (12), as 50 empresas que mais contribuíram com a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) na capital pernambucana, tributo que representou 36,7% da receita própria do Município neste ano. A solenidade foi realizada no JCPM Trade Center, no Pina, com a participação do prefeito Geraldo Julio e do presidente do grupo, João Carlos Paes Mendonça. A premiação baseia-se no total de recursos recolhidos com o ISS em 2012, quando se verificou um crescimento nominal de 22,3% na arrecadação do imposto em relação ao ano anterior.

Em 2012 foram recolhidos R$ 579,4 milhões com o ISS e os 50 maiores contribuintes foram responsáveis por R$ 160 milhões desse montante, o que correspondem a 27,6% do total arrecadado com o tributo no último ano. Os setores que se destacaram entre os que mais contribuíram foram segmentos ligados à atividades financeiras como bancos, cartões de crédito e seguros; além de empresas das áreas de saúde; administrativa; de terceirizações; informação; comunicação; educação e construção. A Hipercard ficou em 1º lugar; seguida da Contax e do Hospital Esperança, segundo e terceiro colocados, respectivamente. O Banco do Brasil figurou na quarta posição; o Grupo Ser Educacional, na quinta.

O prefeito ressaltou a importância da contribuição para a cidade. “Um dos princípios que a minha gestão tem é o da justiça fiscal. Temos que fazer com que o bom pagador seja reconhecido - aquele que preserva o sentimento de participação e responsabilidade social - e homenageado. Precisamos dos contribuintes ajudando o serviço público porque é assim que funcionamos, buscando o máximo de recursos para investimentos sem precisar mexer em nenhuma alíquota, em nenhuma base de cálculo”, pontuou Geraldo Julio.



O gestor também prestou contas das ações que a PCR está realizando na cidade com recursos da arrecadação do ISS, a exemplo da entrega de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e tablets a alunos da rede municipal; construções de Upinhas 24h e Unidades de Saúde da Família (USF’s); além do recente lançamento do Plano Municipal de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas e investimentos na valorização dos servidores.

“Na saúde, educação, em todas as áreas de atuação temos que olhar para o futuro e pensar em como fortalecer ainda mais a vocação do Recife para os polos de comércio e serviços, gerando oportunidades para a economia da cidade. Quando mais forte for o nosso compromisso com a contribuição, maior será a nossa arrecadação com o ISS, que é revertida em obras e ações de manutenção da cidade”, enfatizou Geraldo Julio.

O Secretário de Finanças, Roberto Pandolfi, afirmou que a premiação reflete o reconhecimento da Prefeitura do Recife às empresas que têm contribuído com a melhoria dos serviços públicos. “O desenvolvimento do Município e a geração de emprego e renda também dependem deste comprometimento dos grandes empresários. Esta iniciativa reforça a importância do nosso dever com a cidade e acima de tudo e com a melhoria da qualidade de vida da população.”