NOTÍCIAS

Cultura | 13.11.14 - 11h02

Museu da Cidade do Recife recebe projeto FotoEscambo

Incentivando o colecionismo fotográfico, o projeto, que acontece dia 21 deste mês, é uma das atividades da Mesa 7 que acontece no Museu da Cidade do Recife

Um projeto democrático - um mural de fotografias, disponíveis para trocas: de fotos, de trabalhos, de contatos. Assim, o fotógrafo Hans Georg idealizou o projeto FotoEscambo, que chega pela primeira vez ao Recife dentro das atividades da 4ª Edição da Mesa 7, do coletivo 7Fotografia, que acontece dia 21 de novembro no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas.

Hans defende que o projeto “promove o apreço pela imagem, exercita o desapego pela própria obra, desperta o colecionador, valoriza a cópia em papel e mistura indiscriminadamente diletantes e profissionais”. As exposições de acervo e inscrições do evento acontecem das 18h às 20h e rodas de conversas e trocas das 22h à 0h. A Mesa 7 tem patrocínio do Funcultura/Governo do Estado.

Na Mesa, o tradicional varal de fotografias ficará exposto ao público. Fotógrafos amadores e profissionais interessados em participar devem levar suas fotografias impressas para serem trocadas: uma foto por uma foto (exceto cópias de minilab). Os participantes devem levar até três fotografias impressas em tamanho mínimo de 20cm do lado menor, cadastrar suas fotos com o organizador do Foto Escambo para que sejam numeradas e permaneçam anônimas. A última etapa é escolher no varal sua foto favorita e fazer a troca.

“No final do evento, a lista de autores será divulgada para que participantes descubram o autor da imagem que escolheu. O anonimato incentiva participantes a olharem apenas para as fotografias, e não para o nome do autor”, explica Priscilla Buhr, que faz parte do 7, junto com as também fotógrafas Val Lima, Joana Pires, Isabella Valle e Maira Gamarra.

Parceria ADI (Ateliê de Impressão) - O ADI Recife (Rua da Moeda, 140) oferece 100% de desconto para os primeiros 15 participantes que queiram imprimir fotografias para a troca do foto escambo. As fotografias serão impressas no tamanho 20x30 no papel Baryta. Quem quiser participar basta mandar email para o mesa7@7fotografia.com.br com o assunto FOTO ESCAMBO RECIFE. As 15 primeiras pessoas que enviarem ganham o desconto.

Convocatória - A convocatória para exposição de trabalhos na Mesa 7 continua aberta até o dia 20 de novembro. O tema deste ano é “Falha no Sistema” – em suas múltiplas interpretações e possibilidades. Dez ensaios selecionados serão exibidos durante o evento. As inscrições são feitas pelo email mesa7@7fotografia.com.br