NOTÍCIAS

Cultura | 13.11.14 - 15h26

Obra da Ponte Estaiada, na Via Mangue, recebe prêmio nacional de engenharia

Concorreram ao prêmio 334 projetos de todo o Brasil

A obra da Ponte Estaiada da Via Mangue foi premiada na categoria Obras de Infraestrutura no Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2014, um dos mais importantes do País. A premiação é promovida pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural e pela empresa Gerdau, e envolve obras em todo o Brasil. A o projeto ficou em segundo lugar em uma lista de 334 trabalhos que concorreram.

Esta foi a décima edição do prêmio e o primeiro lugar na categoria Obras de Infraestrutura foi para a Ponte Estaiada sobre a Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro. O projeto recifense foi assinado pelo arquiteto Juliano Dubeux, em parceria com o também arquiteto Isaac Azoubel. Além do traçado viário, a ponte também possui um espaço de convivência, com um belvedere em direção a uma das vistas ainda pouco apreciadas do Rio Capibaribe e do mangue.

A Via Mangue, incluindo a ponte estaiada, é uma obra projetada e executada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, através da Empresa de Urbanização do Recife (URB). O equipamento possui três faixas de tráfego de veículos à esquerda e uma área de contemplação do Rio Capibaribe com mais de dois mil metros quadrados. A altura total da ponta é de 78 metros e possui 12 estaios de sustentação.