NOTÍCIAS

Cultura | 13.11.14 - 09h58

Subsecretários de Educação da Colômbia vêm ao Recife para conhecer método de ensino com tecnologia

Eles irão se reunir com o secretário de Educação da capital para conhecer a aplicação da tecnologia educacional da Rede Municipal de Ensino

Dois subsecretários de Educação da cidade de Medellín, a segunda mais populosa da Colômbia, farão uma visita à Secretaria de Educação do Recife, na tarde desta quinta-feira (13). Patricia Ofelia Tobón e Carlos Mario Marulanda irão se reunir com o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, para conhecer a aplicação da tecnologia educacional na Rede Municipal de Ensino. Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança Urbana da capital pernambucana, também vai participar do encontro.

Os colombianos resolveram vir ao Recife para conhecer o funcionamento dos projetos de tecnologia que existem nas escolas. "Eles estavam em Curitiba quando souberam dos trabalhos da Secretaria de Educação do Recife em parceria com a Positivo e com a LEGO ZOOM Education. Ficaram bastante interessados e pediram para conhecer", disse Ronaldo Souto, representante da Positivo, que é parceira da Secretaria de Educação do Recife na implantação de mesas interativas usadas para auxiliar na alfabetização dos alunos. De acordo com ele, atualmente, o Recife é a capital do Nordeste que mais investe em tecnologia na rede pública de educação.

Um dos projetos que será mostrado aos subsecretários é o das mesas interativas da Positivo, que começaram a ser instaladas nas escolas em junho deste ano. Segundo Carmem Reis, que é técnica pedagógica de Educação Infantil, vários avanços no aprendizado já puderam ser detectados, mesmo em tão pouco tempo. "Nós temos, por exemplo, alunos autistas que não conseguiam falar nada e hoje já falam algumas palavras, a partir da experiência com a mesa interativa", relatou a técnica.

As mesas são equipadas com monitores, câmeras e teclados; projetam bonecos e são repletas de atividades educacionais para os alunos. Há centrais interativas instaladas e funcionando em 54 unidades da Rede Municipal. Monitores da Positivo acompanham os professores de cada escola para que aprendam a manusear o equipamento. A previsão da Secretaria de Educação é implantar as mesas interativas em todas as creches, creches-escolas e escolas que têm turmas de Educação Infantil no primeiro semestre de 2015.

Outro projeto que os colombianos querem conhecer é o Robótica na Escola, que atinge alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. O trabalho inclui formação de professores, atividades com os estudantes e adequação estrutural das escolas para as aulas de robótica. "Já se projeta o aluno para um contato muito maior com as tecnologias que envolvem o que é mais avançado, que é a robótica. Quanto mais cedo essa interação começar, mais facilidade o estudante terá para lidar com esse recurso", explicou o secretário-executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos.

Segundo o secretário-executivo, esse encontro irá proporcionar uma troca de experiências muito positiva com os colombianos e é também uma forma de valorizar o que vem sendo feito pela Prefeitura do Recife na área de educação. "Nosso trabalho já é reconhecido em vários países do mundo e a Colômbia tem avançado bastante no investimento na área de tecnologia na educação", acrescentou Francisco Luiz.

O Robótica na Escola foi implantado na Rede Municipal de Ensino em fevereiro deste ano e já funciona em mais de 100 escolas. Até o fim de 2014, todas as unidades terão os kits da LEGO (robótica de encaixe). Com essa experiência, os alunos tiveram a oportunidade de participar da Olimpíada Brasileira de Robótica e disputarão a FIRST LEGO League, que vai acontecer pela primeira vez na capital pernambucana no próximo dia 5 de dezembro.

O primeiro resultado prático do programa Robótica na Escola foi a vitória de alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Dom Bosco no nível 1 (ensino fundamental) da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). No início de agosto, três estudantes ficaram em primeiro lugar e se classificaram para a etapa nacional da Olimpíada, em São Carlos, no interior de São Paulo. Na final, a equipe estreante ficou no 13º lugar entre 24 competidores.

SEGURANÇA - O secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, também irá fazer parte da reunião. O motivo é que a Colômbia tem usado a tecnologia na educação para concentrar a atenção das crianças em atividades de desenvolvimento, diminuindo o desvio delas para o mundo da criminalidade. Em dezembro, o secretário viaja para a Colômbia pela 19ª vez, para buscar inspirações para as ações de prevenção à violência e promoção da cidadania. Ele irá para Medellín, onde conhecerá o Plano de Ordenamento Territorial implantado no bairro San Pablo.