NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 13.11.15 - 11h14

Compaz e Mobilidade em discussão no Recife Participa

img_alt

Mais de 250 pessoas participaram dos fóruns e ajudaram na construção das políticas públicas da Prefeitura do Recife. (Foto: Inaldo Menezes/ PCR)

 

O Recife Participa, modelo de Participação Social da Prefeitura do Recife, reuniu mais de 250 pessoas na noite dessa quarta-feira em dois fóruns microrregionais que discutiram Segurança, Mobilidade e Manutenção para as Microrregiões 2.2 (Água Fria, Alto Santa Terezinha, Bomba do Hemetério, Cajueiro, Fundão e Porto Madeira) e 6.3 (Ibura de Cima e Jordão), respectivamente. Os moradores puderam apresentar suas demandas diretamente aos secretários responsáveis pelas ações nos temas

Na Escola do Rotary, no Alto do Pascoal, bairro de Água Fria, 158 moradores da MR 2.2 se reuniram para conhecer mais sobre o Centro Comunitário da Paz COMPAZ Governador Eduardo Campos, que será entregue no Alto Santa Terezinha e beneficiará toda a população da RPA 2. A discussão serviu como mais um momento para que os serviços prestados no equipamento funcionem de acordo com aquilo que deseja

O equipamento inovador foi apresentado pelo secretário executivo de segurança urbana do Recife, Eduardo Machado. Projetado para servir como um centro de promoção da cidadania e da cultura de paz na cidade, o Compaz terá uma moderna biblioteca digital, pátio de serviços com Assistência Social, Proteção ao Consumidor, , Praça para eventos e um Dojo de artes marciais - pensado especificamente para a unidade do Alto Santa Terezinha, para abrigar as iniciativas da própria população da região que já transformam a vida de jovens carentes por meio do esporte.

"É um equipamento de primeiro mundo. Uma obra de alto nível para aqueles que mais precisam. O Compaz vai transformar a vida daqueles que moram nessa região", cravou Eduardo Machado.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, destacou os serviços que serão oferecidos pelo CRAS no Compaz do Alto Santa Terezinha. "Com esse novo equipamento, os moradores da região terão acesso mais fácil ao atendimento da assistência social. Além disso, vamos trabalhar com foco na mediação de conflitos, formando pessoas da comunidade para atuar como mediadores".

Para o morador Paulo Barbosa, o Compaz é uma grande oportunidade de mudança para o bairro. "Vamos abraçar essa chance que nos está sendo dada. Quando as crianças e jovens estiverem usando esse equipamento, com certeza vamos colher frutos muito bons".

IBURA - A noite da quarta-feira (11) foi de participação popular na plenária que aconteceu na UR - 3, no Ibura de Cima, na microrregião 6.3 - que inclui também a Cohab. A quadra da escola estadual Dom Sebastião Leme recebeu cerca de 100 comunitários para discutir questões de mobilidade.

No início do encontro, o presidente da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Antônio Barbosa, apresentou as vias da localidade que foram recapeadas e os canais que foram drenados. Além disso, o Programa Reluz foi apresentado. Para ele, "a oportunidade de estar mais perto da população representa sempre um novo aprendizado".

O secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, aproveitou a oportunidade para reiterar a importância da implantação da Faixa Azul da Avenida Mascarenhas de Morais na melhoria da mobilidade dos moradores. E ele adiantou: os estudos para que a Avenida Recife receba a mesma ação estão avançados. "Esta é uma ação primordial para que os moradores do Ibura e Cohab tenham mais agilidade no deslocamento feito nos ônibus".