NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 13.11.15 - 15h57

Imagem de Nossa Senhora da Conceição está pronta para a Festa do Morro

img_alt

O prefeito Geraldo Julio visitou o local na manhã desta sexta-feira (13). (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Andaimes serão retirados na próxima semana e obras nos velários ainda continuam até o fim do mês.

A imagem de Nossa Senhora da Conceição está pronta para a Festa do Morro, após um cuidadoso trabalho de restauro executado pela Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Limpeza e Urbanização do Recife (Emlurb), com investimento de R$ 390 mil fruto de doação do Real Hospital Português e do Armazém Coral. O prefeito Geraldo Julio visitou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na manhã desta sexta-feira (13), para conferir o resultado. Na próxima semana, os andaimes que estão protegendo a imagem serão retirados. Já as obras nos velários, que foram reconstruídos e ampliados, estão em fase de acabamento e ainda continuam até o fim do mês. 

"É uma alegria ver o restauro da nossa santa completamente concluído, um restauro de verdade feito por profissionais especializados, porque esse é um patrimônio importante, religioso, histórico da nossa cidade e precisava de um restauro de muita qualidade. Então todo o investimento foi feito aqui em parceria com patrocinadores da iniciativa privada. Foi uma obra feita pela Prefeitura do Recife, através desse patrocínio, mas está tudo agora recuperado. Estou feliz porque nesse ano na Festa do Morro nós vamos ver os romeiros todos maravilhados com a beleza da nossa santa, além da recuperação dos velários também que agora vão ter condições de receber em segurança as homenagens que todos os romeiros vêm fazer aqui acendendo suas velas", afirmou o prefeito Geraldo Julio. 

"Estou feliz porque nesse ano na Festa do Morro nós vamos ver os romeiros todos maravilhados com a beleza da nossa santa..."

A arquiteta restauradora responsável pelo trabalho, Karla Grimaldi, acompanhou a visita e explicou como os serviços foram executados. "Primeiro identificamos a coloração original, pois como a imagem sofreu um restauro em 2001, ela perdeu toda a tinta antiga que existia, já que retiraram totalmente todo o registro histórico de pinturas que havia. E aí a gente só encontrou uma camada de tinta que foi aplicada durante essa restauração de 2011, que serviu de referência para a repintura que ela sofreu. Então eu tive que pegar essa tonalidade, reavivar as cores para usar com o referência para a repintura", disse.

Além disso, o ouro foi totalmente restaurado, sendo reaplicado com folhas de ouro e toda a base de pedra também foi recuperada, pois estava muito quebrada com próteses em cimento que ficavam aparentes. "Eu fiz prospecções nas pinturas do nicho e encontramos uma pintura dourada em alguns detalhes. Como descobrimos isso, a gente refez o douramento onde encontramos referências. Já os pedaços de concreto foram retirados, recolocados em uma nova argamassa que não fosse agressiva à pedra e essa argamassa foi pigmentada para ficar igual à pedra", completou Karla. Tudo isso para possibilitar que a imagem da Nossa Senhora da Conceição ficasse cada vez mais perto do que era quando foi confeccionada em 1904 e veio da França em comemoração ao Cinquentenário do Dogma da Imaculada Conceição no Brasil.

Para o padre da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, José Roberto França, a Festa do Morro deste ano será muito especial com a imagem da santa restaurada. "Desde 2011 que a gente vem nessa batalha de conseguirmos o restauro desse monumento que é um patrimônio não somente da Igreja Católica, mas da cidade, do Estado, do Brasil. A imagem da Imaculada Conceição, que está aqui há 110 anos, onde uma multidão de pessoas, de romeiros, vêm até aqui para contemplar a beleza de Maria, fazer suas orações, os seus agradecimentos. Então neste ano a festa vai ter esse grande diferencial por ela estar toda linda", comemorou.