Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 13.11.17 - 16h46

Galeria Janete Costa estreia nesta quinta-feira (16) exposição do artista plástico Roberto Vietri

img_alt

Primeira individual do paulistano Vietri no Nordeste, mostra Desmanche Construção (dis) Junção: Oxigênio e Outros Trabalhos vai levar a praia para dentro da galeria, misturando instalações, fotografia, vídeo, escultura, desenho e música. Exposição fica na galeria até fevereiro de 2018. (Foto: Roberto Vietri/ Divulgação)

 

A Galeria Janete Costa, equipamento cultural da Prefeitura do Recife localizado dentro do Parque Dona Lindu, vai virar praia. A partir desta quinta-feira (16), o artista plástico paulistano Roberto Vietri vai recriar a realidade, na exposição intitulada Desmanche Construção (dis) Junção: Oxigênio e Outros Trabalhos.  

Em sua primeira individual no Nordeste, o fotógrafo e artista plástico Roberto Vietri se vale de muitas linguagens artísticas para conversar com o público, trazendo desde o conjunto de obras chamado (O)utros Trabalho(s), além de vídeos, peças inéditas e instalações, que irão rediagramar o espaço interno da galeria.

Fortemente conceitual, a mostra cria um jogo imagético onde as obras podem ser encaixadas como peças de um grande tabuleiro. Com vários níveis vivenciais, o artista propõe experiências que atingem os mais diversos públicos, em um espaço que convida o interlocutor a ser parte do jogo e não apenas expectador. 

Na instalação Oxigênio, por exemplo, uma praia será reproduzida dentro de uma das únicas galerias de arte do país com vista para o mar. Nesse litoral artificial, o público será desafiado a ler um texto, constantemente engolido pela areia inquieta. 

Paulistano, Vietri tem dedicado sua produção à leitura das possibilidades da fotografia contemporânea, pensando-a em diálogo com a escultura e técnicas como o desenho, por meio de um jogo de improvisações visuais inspiradas em conceitos da música, principalmente o jazz.

Contemplada pelo Edital de Artes Visuais de Recife em 2015, a exposição tem curadoria de Galciane Neves, expografia de Marcus Vinicius Santos.

 

Serviço:

Exposição Desmanche Construção (dis) Junção: Oxigênio e Outros Trabalhos, de Roberto Vietri
Visitação: 16 de novembro a 8 de fevereiro de 2018
Local: Galeria Janete Costa (Parque Dona Lindu) - Av. Boa Viagem, s/n, Boa Viagem
Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira, das 12h às 20h; Sábado, das 14h às 20h; e domingo, das 15h às 19h
Entrada gratuita
Informações: 3355-9825