NOTÍCIAS

Cultura | 13.12.12 - 15h13

Centenário de Gonzagão é lembrado por estudantes de escola municipal

Eles comemoram com feira de conhecimentos e lançamento de livro

Por Edgar Lima

Durante toda esta quinta (13), estudantes da Escola Municipal Córrego do Euclides comemoram o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga. As atividades estão sendo realizadas no anexo da unidade, na rua Tibiriçá, nº 48, no Córrego do Euclides. No local a garotada realiza uma Feira de Conhecimentos, que expõe trabalhos sobre a sustentabilidade, assunto recorrente na obra do cantor e compositor pernambucano e tema do Ano Letivo do Recife. São pesquisas em torno da ecologia, fauna, flora e a seca no Nordeste em formato de literatura de cordel, apresentações de coral, peça teatral, produzidas pelos alunos.

“Nada mais justo do que homenagear o homem que apresentou ao Brasil e ao mundo a cultura nordestina, e que ainda compôs e cantou, ainda na primeira metade do século 20, temas tão atuais, como a seca e sofrimento dos nordestinos”, ressaltou a gestora da Escola Municipal Córrego do Euclides, Edivânia Barbosa dos Santos.

Na Feira está sendo lançado o livro “Cordéis em Homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga: O nosso Rei do Baião, produzido e escrito pelos estudantes do 5º ano B. “Achei muito importante ajudar a escrever o livro, pois melhoramos a escrita e leitura, através da rima utilizada no cordel, além de conhecermos melhor a vida do nosso Rei do Baião”, lembrou a estudante Priscila Cristina Santos, 11.