NOTÍCIAS

Cultura | 13.12.12 - 17h03

Educadores da Rede Municipal encerram pós-graduação com solenidade

O evento acontece na noite desta quinta (13), a partir das 19h, no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco, no bairro da Boa Vista

Nesta quinta-feira (13), 350 educadores da Rede Municipal de Ensino do Recife participam de solenidade de encerramento dos cursos de pós-graduação lato sensu, realizados através de convênio da Prefeitura do Recife com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O evento acontece a partir das 19h, no auditório G2 da Universidade, no bairro da Boa Vista, com a presença da secretária de Educação Esporte e Lazer, Ivone Caetano, que representa o prefeito João da Costa, e do reitor da Unicap, Pe. Pedro Rubens.

Na ocasião, haverá um momento cultural para recepção dos formandos e, em seguida, a composição da mesa. Os cursos, de 360 horas/aula, começaram em outubro de 2011, e foram ministrados em cinco áreas de atuação – Educação infantil, Gestão escolar, Coordenação pedagógica, Educação inclusiva e Arte educação, esse último com carga horária de 390h/a.

O convênio - A Prefeitura do Recife assinou convênio com a Unicap, no ano passado para a disponibilização de 350 vagas em especialização, direcionadas a professores da Rede Municipal de Ensino. A medida está em consonância com a Política de Valorização e Formação dos Professores da Rede Municipal, uma das metas da gestão da Prefeitura para a melhoria da qualidade da Educação.

As aulas foram ministradas na Universidade Católica e no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Os professores selecionados atendem a alguns requisitos, como não ter curso de pós-graduação anterior e concordar em permanecer na Rede Municipal de Ensino após a conclusão do curso por, no mínimo, o mesmo período de duração da Especialização, entre outros requisitos.

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) realizou uma pré-seleção dos candidatos, e a seleção final foi realizada pela instituição de ensino. Com a contratação dos 5 cursos, a Seel atende à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que determina que a União, o Distrito Federal, os Estados e Municípios devem promover a formação inicial, a continuidade e a capacitação dos profissionais do magistério.

O investimento da Prefeitura do Recife ao firmar o contrato foi de cerca de R$ 1 milhão, valor que inclui os 15% de abatimento conseguido junto à Unicap. A PCR estima que, com a viabilização de mais esta formação, o quantitativo dos professores pós-graduados na Rede Municipal aumente de 61 para 67%.