NOTÍCIAS

Cultura | 13.12.12 - 19h21

Estudantes da escola Nadir Colaço apresentam pesquisas sobre Chico Science

[caption id="attachment_29627" align="alignleft" width="334"] A ação é resultado de três meses de pesquisa sobre a vida e a obra do artista pernambucano. Foto: Ivanildo Francisco[/caption]

Cerca de 150 estudantes da Escola Municipal Nadir Colaço, no Bairro da Macaxeira, participaram nesta quinta-feira (13) da apresentação do Projeto Chico Science, vivenciado pelos educandos do 8º ano. A ação é resultado de três meses de pesquisa sobre a vida e a obra do artista pernambucano, falecido em 1997, aos 31 anos.

Durante a socialização foi apresentado dois vídeos. Um conta a trajetória humilde do artista Chico Science, e o outro, produzido pelos alunos Alysson Victor Reis, 15 anos, e Jonathan Felipe de Holanda, 14 onde é mostrado a batida marcante do ícone do movimento Manguebeat, através de músicas e fotos da época.

“Esse movimento que envolve os educandos é de grande relevância, pois melhora a autoestima, através do trabalho produzido e do sucesso alcançado, conquistando, assim, a admiração e o respeito dos demais colegas”, ressaltou a gestora da Escola Municipal Nadir Colaço, Josinere Sales da Silva.

Para a produção do projeto foram realizadas diversas pesquisas sobre Chico, por meio de livros, vídeos e visita ao Memorial Chico Science, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, situado no Pátio de São Pedro (região central da Cidade), além de uma pesquisa interna, para testar o conhecimento dos alunos sobre o artista.

“Com o projeto conseguimos mostrar a importância do artista local e melhorar a interpretação dos gráficos trabalhados em sala de aula”, reforçou o professor de matemática, Ronald Santana.

Durante o evento foram expostas ainda caricaturas de Science que fazem referência ao movimento Manguebeat; uma exposição de caranguejos feitos com garrafas PET; e logo em seguida o grupo de percussão da escola, que faz parte do Programa Mais Educação, apresentou-se. O evento foi concluído com um jogral.

“Adoramos ter participado desta pesquisa, pois nela pudemos conhecer melhor o artista e melhorar, de maneira divertida, na leitura de textos e gráficos com o professor Ronald”, ressaltaram os estudantes Alysson Victor e Jonathan Felipe.