NOTÍCIAS

| 13.12.12 - 14h55

Rio Capibaribe recebe limpeza especial

[caption id="attachment_29557" align="alignleft" width="334"] A limpeza das margens do Rio Capibaribe segue até a próxima semana. Foto: José Alves[/caption]

Na manhã desta quinta-feira (13), a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) iniciou duas ações simultâneas para a retirada do lixo e entulhos nas margens do Rio Capibaribe. Uma intervenção foi realizada no Cais da Alfândega, e a outra destinada para a remoção de resíduos dos manguezais ao longo da Rua da Aurora. A operação ocorre periodicamente a cada 45 dias, e visa garantir a preservação de um dos maiores patrimônios do Recife.

Aproveitando os horários de maré baixa, a Emlurb enviou dez garis para efetuarem a limpeza da margem do rio, em frente ao Paço Alfândega. Na ocasião, a operação utilizou uma caixa do tipo papa-metralhas (Brooks) e um barco Vassourinha do Capibaribe para o recolhimento dos resíduos flutuantes.

Já no trecho ao longo da Rua da Aurora, que compreende a Rua da Imperatriz até a Avenida Norte, dez servidores estão no local para a retirada de resíduos. Duas caixas Brooks estão estacionadas no local e o trabalho também conta com a utilização do barco para a limpeza do rio. As duas intervenções deverão ser concluídas até a próxima semana. “Por causa do acúmulo de lixo e resíduos no local, aproveitamos a limpeza periódica que fazemos nos manguezais do Capibaribe para estender até o Cais da Alfândega. A expectativa é recolher 21 toneladas de lixo e entulho durante este trabalho”, destaca o gerente de Fiscalização e limpeza da Emlurb, Avelino Pontes.

O guia turístico José Aníbal trabalha em um ponto de informações para turistas, instalado no local, onde recebe visitantes de todos os lugares do mundo. Ele contou estar satisfeito com a ação da Emlurb. “Este é um dos pontos turísticos da cidade, por isso é importante que o lugar esteja limpo para uma melhor visibilidade do Recife que é muito visitado todo o ano, principalmente nesta época do ano”, afirmou.