Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 13.12.18 - 12h52

Samu Recife promove simulado de desastre neste sábado (15)

Atividade é a última etapa de um curso que teve duração de seis meses sobre o assunto

 

A segunda edição do Curso de Desastre e incidente com múltiplas vítimas em atendimento pré-hospitalar, promovido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) da Prefeitura do Recife, termina neste sábado (15) com um simulado de desastre, que terá início às 9h. Ao todo, aproximadamente 100 profissionais do Samu, Forças Armadas, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Grupamento Tático Aéreo (GTA), Companhia de Transito e Transporte Urbano (CTTU), entre outros parceiros, estão participando da formação.

O treinamento será realizado no campo da Escola Superior de Educação Física (ESEF), em Santo Amaro. Na ocasião, haverá simulação de acidente entre um ônibus com um carro de passeio, seguido de incêndio nos dois veículos, com vítimas.

Durante os seis meses de curso, cujo objetivo é melhorar a integração e organização dos serviços envolvidos em tais situações, os participantes receberam instruções sobre conceitos, riscos e atores do sistema de comando de incidentes, com demonstração de exercícios; introdução ao tema; conceitos e prática para triagem, método start; controle de segurança de cena, comunicação e transporte; produtos perigosos e desastre aéreo.