Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Política Urbana | 14.01.19 - 18h32

PCR desburocratiza cadastro de blocos para o Carnaval 2019

img_alt

O pré-cadastramento dos blocos e o licenciamento dos camarotes para o Galo da Madrugada devem ser feitos a partir da terça-feira (15) até o dia 15 de fevereiro. A solicitação dos blocos deve ser feita através do site da PCR. (Foto: Lu Streithorst/PCR)

 

O cadastro de blocos e camarotes para o Carnaval do Recife 2019 vai ficar mais simples. Pela primeira vez, os responsáveis pelos blocos não vão precisar ir até a Emlurb e a Secretaria de Meio Ambiente para, respectivamente, dar entrada no plano de limpeza e na autorização de uso sonoro. Já para os camarotes, o requerente não precisará ir à Regional Centro-Oeste para dar entrada no cadastro. Neste ano, os usuários vão fazer o pré-cadastro no site da PCR e todos os órgãos municipais envolvidos na operação vão ter acesso às informações. As novidades foram anunciadas em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (14). A ação tem como objetivo dar mais segurança ao folião e garantir o ordenamento da cidade. 

O procedimento deve ser feito a partir desta terça-feira (15), até o dia 15 de fevereiro. O objetivo do cadastro é dar segurança ao folião e auxiliar na organização da cidade no período de folia. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, por meio da Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon), em parceria com a Emlurb, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA).

Os blocos poderão ter autorização para sair no período pré-carnavalesco, que começa no dia 20 de janeiro, passando pelo Carnaval, até o dia 17 de março, quando encerra a semana pós. Os interessados devem preencher os campos com informações obrigatórias, tais como nome do bloco, percurso, tempo estimado para o evento e previsão de público. Dados do responsável também são necessários.

Como nos anos anteriores, haverá horários para início e término dos desfiles dos blocos e agremiações. Nos dias de semana, apenas a partir das 19h até a meia-noite. Já nos finais de semana, o horário permitido para desfiles será de 10h às 17h e das 19h até a meia-noite. Além disso, não será permitido desfilar por corredores de transporte de segunda-feira até o sábado, e só será permitido cruzar as vias de grande fluxo após as 20h.

A diretora-executiva de Controle Urbano, Cândida Bonfim, ressalta a importância do preenchimento do formulário de autorização do uso do solo pelo responsável pelo bloco. "As informações solicitadas pela Dircon visam garantir a mobilidade e o ordenamento ao longo do percurso. Além disso, o processo dá mais segurança ao folião que vai acompanhar o bloco", afirma.

CAMAROTES - É necessário apresentar o protocolo de solicitação de Regularidade do Corpo de Bombeiros; anotação de responsabilidade técnica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) referente à instalação dos equipamentos; de responsabilidade pelas instalações elétricas e/ou gerador e atestando a habitabilidade, higiene e segurança estrutural do imóvel.

Além disso, o espaço deve fixar em local visível a capacidade máxima de pessoas, de acordo com o atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros. Para os espaços localizados em postos de combustíveis, é preciso fornecer parecer técnico de um engenheiro químico responsável, que ateste a viabilidade de instalação.

 

Acesse: http://bit.ly/BlocosECamarotes2019