Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 14.01.24 - 12h32

Definidos os finalistas do Concurso de Rei e Rainha do Carnaval do Recife 2024

img_alt

As eliminatórias aconteceram na noite de ontem (13), iniciando o extenso calendário de prévias da cidade. Final será no próximo dia 27, no Pátio de São Pedro. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Uma entusiasmada e numerosa plateia lotou o Teatro Luiz Mendonça, na noite de ontem (13), para acompanhar as eliminatórias do Concurso de Rei e Rainha do Carnaval, que inauguraram o calendário de mais de 40 prévias carnavalescas promovidas pelo poder público municipal para abrir alas para a folia na cidade da música e das festas de rua.

Em coloridas e brilhosas fantasias, os candidatos se apresentaram ao som da Orquestra Popular do Recife, comandada por maestro Ademir Araújo. Entre saltos e sorrisos, todos tiveram que confirmar desenvoltura no passo e também no papo para conquistar jurados e público. Entre os critérios de seleção, foram avaliados: desenvoltura, apresentação e conhecimentos gerais.

Dos 43 candidatos que se apresentaram, 21 postulantes a Rainha e 22 a Rei, 30 foram classificados para a final, que acontece no próximo dia 27, no Pátio de São Pedro, para definir o trono momesco de 2024. As realezas eleitas cumprirão uma extensa agenda de compromissos durante toda a festa. Cada monarca de Momo receberá uma premiação de R$ 30 mil. 

Prévias - Neste domingo (14), a festa continua. A partir das 13h30, será realizada a buscada do novo estandarte do Paço do Frevo, na casa do tradicional artista plástico Fernando Moraes, em Olinda, com Orquestra Paranampuká. A condução da nova peça será feita pelo Mestre Fernando Zacarias, intitulado Patrimônio Vivo do Recife na semana passada e que faz a função no Galo da Madrugada há mais de quatro décadas.

Às 15h30, tem Arrastão do Frevo especial 10 anos, no Bairro do Recife, com a presença de nove agremiações: Bloco da Saudade, Troça Carnavalesca Mista Tá Maluco, Clube de Boneco Linguarudo de Ouro Preto, Clube Carnavalesco Misto Lenhadores do Paudalho, Pife Floyde, Clube de Boneco Seu Malaquias, Troça Carnavalesca Mista Formiga Sabe que Roça Come, Trupe Carnavalesca Mascarada Mexe com Tudo e Clube das Pás.

Ao longo da semana, a cultura popular tem vários outros encontros marcados com o Recife, como os ensaios do Tumaraca. O primeiro dos 15 ensaios das nações de maracatu que participarão da liturgia percussiva, na noite de abertura do Carnaval 2024, será na sede do Encanto da Alegria, amanhã (segunda, 15). O evento, aberto ao público, está previsto para começar às 19h. O Encanto da Alegria fica na rua Coremas, 40, na Mangabeira. 

 

Confira a relação de finalistas do Concurso de Rei e Rainha:

Blandon Aravanis da Silva

Breno Diogo Barbosa

Cleyton Freitas de Lima

Davi Araújo Leite

Henrique Gabriel Gomes

Iran Jorge de Andrade

Jean Carlo da Silva

Luam Claudio Silva

Paulo Vitor dos Santos

Renato Arthur Luiz

Risonaldo Gomes da Silva

Tiago Vasconcelos dos Santos

Thalison Gomes Martins

Tharcizio Gomes Ferreira

Wanderley Aires dos Santos

Adrielly Carla da Silva

Amanda Lira de Araújo

Bruna Renata Barbosa

Emmanuelly Santana da Silva

Kamille Mariah Alves

Liliane Silva Freitas

Maria Clara Costa

Mariana Angélica da Silva

Miqueline Batista do Nascimento

Ranessa Rodrigues Laranjeiras

Ruana Pedrosa Andrade

Taina Karolayne Oliveira

Thayane Gomes Alheiros

Vanessa Soares Suruagy

Victoria Maria de Moraes

ASSUNTOS: