NOTÍCIAS

| 14.02.13 - 20h52

PSF do Engenho do Meio volta a funcionar após intervenção da Prefeitura

Geraldo Julio inaugura PSF do Engenho do Meio (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Geraldo Julio inaugura PSF do Engenho do Meio (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

Interditada para uma reforma há mais de um ano, a unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) do Engenho do Meio, na Zona Oeste do Recife, voltou a funcionar hoje (14). A Prefeitura realizou uma intervenção no local em um curto espaço de tempo, ao custo de R$ 112 mil. O prefeito Geraldo Julio esteve no posto na tarde desta quinta-feira para acompanhar a reabertura da unidade, que tem capacidade para atender 12 mil pessoas do Distrito Sanitário Quatro. Trata-se da segunda reforma do tipo concluída nesta gestão - a primeira ocorreu na emergência da Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura, reaberta no último dia 31 de janeiro.

As duas ações fazem parte do plano de requalificação das unidades de saúde da cidade, lançado em 17 de janeiro pelo prefeito. O objetivo é reestruturar, pelo menos, 30 unidades até o final de 2013. Amanhã, às 8h, a PCR vai inaugurar mais outro PSF reformado, esse no bairro de Passarinho Baixo, Zona Norte do Recife.

Novas instalações do PSF do Engenho do Meio (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Novas instalações do PSF do Engenho do Meio (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

“Em 44 dias nós conseguimos entregar o Posto de Saúde da Família para a comunidade do Engenho do Meio. Esse é mais um fato que mostra que, além de se empenhar em resolver as questões para melhorar o atendimento à população, com todos os projetos que estão em nosso programa de governo, a Prefeitura terá o tempo inteiro o cuidado com a rede atual de Saúde”, argumentou Geraldo Julio.

A reforma no PSF do Engenho do Meio contemplou intervenções gerais no prédio, com substituição do teto e das instalações elétrica e hidráulica; além de serviços de pintura, recuperação do piso, troca das portas e construção do "escovódromo" e de novos banheiros com acesso para cadeirantes. A reforma do posto chegou a ser paralisada por três vezes em 2012, mas foi retomada no início deste ano.

Com a intervenção, a unidade do Engenho do Meio ganhou dois novos “equipos” de odontologia – cadeira especializada para o trato odontológico. Antes, a unidade oferecia apenas um equipamento, que foi trocado. O posto dispõe ainda de duas equipes de saúde da família. Cada uma delas é composta por um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem. Doze Agentes Comunitários de Saúde dão assistência aos profissionais.

Acompanhado por um dos médicos do local, o doutor Gustavo Gody, Geraldo fez questão de conhecer todas as salas da unidade, além de verificar os novos equipamentos. Durante a solenidade, coube ao prefeito, ao vice-prefeito Luciano Siqueira e ao secretário de Saúde, Jailson Correia, cortarem a fita, oficializando a inauguração do local após a reforma.

Para Jailson Correia, “o trabalho iniciado visa garantir o direito das pessoas ao atendimento médico”. “Hoje, temos 250 unidades de saúde espalhadas pelo Recife. Vamos mapear todas elas para fazer um diagnóstico atual desses equipamentos que são essenciais para as pessoas”, pontuou o secretário de Saúde.

Representante da comunidade, Marcondes Carneiro agradeceu a celeridade da nova gestão em atender a demanda da população local. “Geraldo realmente está empenhado em valorizar a saúde como um todo. Nós estaremos sempre à disposição, prefeito. A nossa intenção é trabalhar em conjunto com vocês”, disse Marcondes.

Moradora do Engenho do Meio, Josinalva Maria, 58 anos, lembrou que “se sentiu desamparada após o fechamento da unidade”. “Agora, eu acredito que a situação vai melhorar. Moro aqui na mesma rua do posto. Ter o atendimento básico assegurado é muito bom para a gente”, completou a dona de casa, que necessita do atendimento também para a sua mãe, Josefa Maria, de 96 anos.

O Centro Integrado de Saúde (CIS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), também localizado no Engenho do Meio, foi o local que serviu de base para o atendimento aos pacientes enquanto o PSF esteve fechado. Todos os profissionais de saúde da unidade foram transferidos temporariamente para o local.