NOTÍCIAS

Cultura | 14.02.14 - 17h12

Alunos do Recife vão se alfabetizar até os 6 anos com o ProLer

Programa de Letramento do Recife será lançado neste sábado (15) pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação, e vai envolver 30 mil alunos das escolas municipais a partir dos 4 anos de idade

As crianças das escolas municipais do Recife vão aprender a ler, escrever e interpretar textos até os 6 anos de idade – dois anos a menos do que o preconizado pelo Ministério da Educação. Essa é a meta do Programa de Letramento do Recife (ProLer), que vai envolver 30 mil estudantes da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental. O programa será lançado neste sábado (15) pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação. A apresentação, que contará com a presença dos professores, está marcada para as 8h30, no Cristal Buffet e Recepções, localizado próximo ao terminal de integração da Avenida Caxangá.

Com base em métodos que estimulam a criatividade e a autoria dos estudantes, o ProLer desenvolverá habilidades de leitura e escrita já a partir da educação infantil, com os alunos de 4 anos, até os que estudam no 3º ano do ensino fundamental. Em fevereiro e março, os professores serão formados para integrar a metodologia do programa em sala de aula. No fim de março, o ProLer começará a ser parte da realidade dos alunos.

Ações novas se integrarão com programas já existentes na rede municipal para compor o ProLer. Entre as novidades estão as mesas digitais de alfabetização, que serão usadas nas atividades com as crianças de 4 e 5 anos, na educação infantil. Com um teclado gigante colorido, os pequenos alunos já aprenderão a formar palavras e pequenas frases, digitando e visualizando o resultado na tela do computador.

“O principal objetivo do ProLer é este: alinhar uma série de ações de letramento que antes estavam desarticuladas e fazer um trabalho conjunto. Isso vai contribuir para elevar os índices de aprendizagem desde a educação infantil até lá na frente, quando os estudantes estiverem concluindo o 9º ano do ensino fundamental”, destaca o secretário executivo de Gestão Pedagógica da Seduc, Rogério Morais.

 

Serviço

Pauta: Lançamento do Programa de Letramento do Recife - ProLer

Data: sábado, 15 de fevereiro

Horário: a partir das 8h30

Local: Cristal Buffet e Recepções - Rua São Francisco de Paula, nº 103, Caxangá (próximo ao Terminal de Integração da Avenida Caxangá)