NOTÍCIAS

Cultura | 14.02.14 - 15h45

Prefeitura do Recife não investirá recursos públicos na realização do Fifa Fan Fest

[caption id="attachment_43770" align="alignleft" width="680"] Evento que inclui shows e exibições dos jogos da Copa do Mundo poderá acontecer se for custeado pela iniciada privada. (Foto: Marcos Pastich/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife não vai investir recursos públicos na realização do Fifa Fan FestTM. A decisão foi anunciada à Imprensa pelo secretário municipal de Esportes e Copa do Mundo, George Braga, em entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta (14). Ele deixou claro que o evento poderá acontecer, inclusive com apoio do Município, caso seja financiado pela iniciativa privada. O Fifa Fan FestTM é um espaço para shows e exibição dos jogos durante a Copa do Mundo da FifaTM. No Recife, por iniciativa da atual gestão, o orçamento inicial de R$ 20 milhões já havia sido reduzido para cerca de R$ 11 milhões.

O posicionamento do prefeito Geraldo Julio se deve à ausência de recursos da PCR para a festa. “É uma decisão serena, tomada após um longo processo de reflexão e negociações. A Imprensa nacional divulgou que a iniciativa privada bancaria o evento em outras cidades, como o Rio de Janeiro e São Paulo, e queremos ter tratamento igual”, afirmou o secretário, destacando que a Prefeitura continua defendendo a realização da Copa do Mundo da FifaTM e mantém o compromisso de concluir as obras de sua responsabilidade, como a Via Mangue e a pavimentação dos acessos aos Campos Oficiais de Treinamento (COTs).

“Não é uma questão de usar a verba em outras prioridades. É que nós não temos a verba”, ressalta Braga. O local definido inicialmente para o Fifa Fan FestTM seria o Marco Zero, mas, dentro do processo de negociação para reduzir os custos, já havia sido alterado para o Cais da Alfândega. “Apresentamos um plano de direitos adicionais para os patrocinadores do evento, com o objetivo de captar mais recursos privados, mas nenhum deu retorno”, acrescenta.

George Braga considera que o Recife manterá sua visibilidade nacional caso o evento não aconteça. “Teremos cinco jogos, com seleções campeãs mundiais como a Alemanha e a Itália, garantindo grande atenção da mídia. Além de toda a movimentação causada pela Copa, realizaremos o São João, que vai animar diversos pontos da cidade. Nossa ideia é repetir o que fizemos na Copa das Confederações da Fifa, promovendo exibições públicas dos jogos nos polos juninos, para que a população possa assistir às partidas gratuitamente”, informa o secretário.