NOTÍCIAS

Saúde | 14.02.20 - 18h14

Mutirão de Saúde do Chegando Junto oferta mais de 600 vagas para exames e consultas

img_alt

Os atendimentos são para pacientes que já estavam na fila de espera aguardando pelo procedimento. (Foto: Cortesia)

 

Mais de 600 pessoas serão beneficiadas, neste sábado (15), com mais um Mutirão de Saúde do Programa Chegando Junto, promovido pela Prefeitura do Recife. Os pacientes foram agendados para consultas com neurologista, ortopedista, cardiologista, assim como para realização de exames de ultrassonografias, pequenas cirurgias e cirurgias ginecológicas. Os procedimentos acontecerão no Hospital Maria Lucinda, no bairro do Parnamirim, e nas clínicas Nossa Senhora do Carmo, na Madalena, RC Diagnósticos, na Encruzilhada, e Ultra Diagnósticos, em Santo Amaro, que fazem parte da rede complementar da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife.

No primeiro mutirão do ano, em janeiro, foram agendados 235 pacientes, mas apenas 105 compareceram às consultas. Desde junho, quando o Programa Chegando Junto foi lançado, foram ofertadas mais de 14 mil vagas em consultas com especialistas, exames e pequenas cirurgias, e foram realizados mais de sete mil atendimentos por causa da abstinência, que chega a 50%.

O acesso dos recifenses ao mutirão é através de agendamento via Sistema de Regulação, para os usuários que estão com sua solicitação pendente no sistema. Todos os pacientes agendados para este sábado receberam uma ligação e mensagem de texto informando da vaga para atendimento, confirmando a disponibilidade de comparecimento na data. Por isso, é importante que os dados cadastrais estejam atualizados na unidade de saúde de referência para que a equipe da Prefeitura consiga o contato com o usuário e possa garantir sua participação no mutirão.

CHEGANDO JUNTO - Lançado em junho, o Programa Chegando Junto reúne uma série de ações de assistência à população e apoio à geração de renda em prol da população que vive nas áreas mais vulneráveis da cidade. Uma das iniciativas são as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que pagam diárias a quem colabora com os mutirões de retirada de entulhos (bens inservíveis) no entorno de unidades de saúde, por exemplo. Desde agosto, a Prefeitura do Recife já pagou mais de 800 diárias, totalizando mais de R$ 40 mil.

Já foram realizados também minicursos de formação com foco no empreendedorismo e na geração de renda, como corte de cabelo, manutenção de bicicleta e artesanato, incluindo a entrega de kits com o material necessário para início das atividades. Também começaram a ser sorteados mensalmente 100 kits com bicicleta e smartphone com pacote de dados para que os beneficiados aumentem sua renda prestando serviços para os diversos aplicativos de entrega a domicílio disponíveis no mercado.